Conheça as mulheres que viraram escultura na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris

Conheça as mulheres que viraram escultura na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Reprodução/Comitê Olímpico Internacional

Publicado em 26/07/2024 às 16:25 / Leia em 3 minutos

O governo de Paris decidiu homenagear dez mulheres que fizeram história na França. As imagens das heroínas viraram esculturas nas margens do Rio Sena, onde é realizada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos na capital francesa.

Saiba quem são elas

Simone de Beauvoir

Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, mais conhecida como Simone de Beauvoir, foi uma escritora, intelectual, filósofa existencialista, ativista política, feminista e teórica social francesa.

Olympe de Gouge

Olympe de Gouges, pseudônimo de Marie Gouze foi uma dramaturga, ativista política, feminista e abolicionista francesa de importante atuação na Revolução Francesa. Os escritos feministas de sua autoria alcançaram enorme audiência. Foi uma defensora da democracia e dos direitos das mulheres.

Alice Milliat

Alice Joséphine Marie Milliat née Million foi uma pioneira do esporte feminino. Seu lobby em nome de atletas femininas levou à inclusão acelerada de mais eventos femininos nos Jogos Olímpicos.

Gisele Halimi

Gisèle Halimi, nascida Zeiza Gisèle Élise Taïeb, foi uma advogada feminista, ativista e ensaista franco-tunisina.

Paulette Nardal

Paulette Nardal foi uma escritora francesa da Martinica, jornalista e uma das impulsionadoras do desenvolvimento da consciência literária negra. Ela foi uma das autoras envolvidas na criação do gênero Négritude e apresentou aos intelectuais franceses as obras de membros do Harlem Renaissance através de suas traduções.

Jeane Barret

Jeanne Baret foi membra da expedição de Louis Antoine de Bougainville nas fragatas francesas La Boudeuse e Étoile, de 1766 a 1769. É reconhecida como a primeira mulher a circum-navegar o globo. Jeanne Baret entrou para a expedição após se disfarçar de homem, alistando-se com o nome de Jean Baret.

Christine de Pizan

Foi uma poetisa e filósofa italiana que viveu na França durante primeira metade do século XV. Ela era conhecida por criticar a misoginia presente no meio literário da época, predominantemente masculino, e defender o papel vital das mulheres na sociedade.

Louise Michel

Louise Michel, cujo apelido era Enjolras, foi professora, poetisa, enfermeira, escritora e blanquista da França. Reconheceu-se anarquista durante a Comuna de Paris, na qual foi uma das mais importantes communards.

Alice Guy

Alice Guy-Blaché foi uma pioneira no cinema francês. É comumente reverenciada como a primeira cineasta e roteirista de filmes ficcionais, vista como uma visionária no uso do cronofone de Gaumont para a sincronização de som, colorização, elenco interracial e uso de efeitos especiais.

Simone Veil

Simone Veil foi uma política francesa, conhecida pelo fato de enquanto Ministra da Saúde ter defendido, em 1974, um projeto de lei que despenalizou a interrupção voluntária da gravidez em França. Foi também a primeira mulher a presidir ao Parlamento Europeu. Foi membro do Conselho Constitucional da França.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe