Com músicos de seis países, NEOJIBA Conecta fará concerto de encerramento no domingo (28)

Com músicos de seis países, NEOJIBA Conecta fará concerto de encerramento no domingo (28)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 25/07/2024 às 13:03 / Leia em 2 minutos

O Concerto de Encerramento do NEOJIBA Conecta acontece no dia 28 (domingo), às 17h, no Teatro Salesiano, em Nazaré. A Orquestra NEOJIBA Conecta, formada por 30 músicos vindos de seis países da América Latina e África e por integrantes do NEOJIBA, será regida pelo maestro e diretor-geral Ricardo Castro. A apresentação contará também com um dúo formado pelos moçambicanos Lourena Estela (canto) e Humberto Tandane (piano).

A apresentação musical terá um repertório extenso com obras representando cada região, entre elas, “A lirandzo”, de Hortêncio Langa; “Huapango”, de Mocayo; “Sonhos Percutidos”, de Wellington Gomes; “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu (em arranjo de Jamberê), entre outras. A entrada é gratuita e livre (sujeita à lotação do espaço).

O NEOJIBA Conecta é um projeto pioneiro de intercâmbio musical desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), órgão gestor do Neojiba. O projeto foi concebido por Ricardo Castro, após um compromisso assumido na Academia de Orquestras Latino-Americanas, que aconteceu em fevereiro deste ano no Teatro del Lago, no Chile, e teve o NEOJIBA como principal convidado. Respondendo ao sonho de uma jovem musicista, Castro prometeu trazê-los até à Bahia para testemunhar o impacto do NEOJIBA. Após conseguir financiamento privado, o projeto foi implantado e ampliado para incluir jovens da África, adicionando uma nova dimensão ao evento.

Os participantes dessa primeira edição do Conecta vêm de países como Colômbia, Peru, Equador, Chile, Angola e Moçambique, e estão em Salvador desde o dia 15 deste mês de julho. Os jovens músicos são integrantes de programas influentes como a Iberacademy, a Sinfonía por el Perú, a Orquestra Sinfónica Kaposoka e o Xiquitsi, projeto de Moçambique inspirado no Neojiba.

No último fim de semana, o Neojiba completou 17 anos e reuniu cerca de 3 mil pessoas no Parque do Queimado, na Liberdade, para acompanhar recitais e concertos especiais. As apresentações de aniversário contaram com o musical infantojuvenil “Os Saltimbancos”, com a estreia da Banda Sinfônica do Núcleo Central do NEOJIBA e com o concerto da Orquestra NEOJIBA, encerrando o evento.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe