O Concerto de Encerramento do NEOJIBA Conecta acontece no dia 28 (domingo), às 17h, no Teatro Salesiano, em Nazaré. A Orquestra NEOJIBA Conecta, formada por 30 músicos vindos de seis países da América Latina e África e por integrantes do NEOJIBA, será regida pelo maestro e diretor-geral Ricardo Castro. A apresentação contará também com um dúo formado pelos moçambicanos Lourena Estela (canto) e Humberto Tandane (piano).
A apresentação musical terá um repertório extenso com obras representando cada região, entre elas, “A lirandzo”, de Hortêncio Langa; “Huapango”, de Mocayo; “Sonhos Percutidos”, de Wellington Gomes; “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu (em arranjo de Jamberê), entre outras. A entrada é gratuita e livre (sujeita à lotação do espaço).
O NEOJIBA Conecta é um projeto pioneiro de intercâmbio musical desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), órgão gestor do Neojiba. O projeto foi concebido por Ricardo Castro, após um compromisso assumido na Academia de Orquestras Latino-Americanas, que aconteceu em fevereiro deste ano no Teatro del Lago, no Chile, e teve o NEOJIBA como principal convidado. Respondendo ao sonho de uma jovem musicista, Castro prometeu trazê-los até à Bahia para testemunhar o impacto do NEOJIBA. Após conseguir financiamento privado, o projeto foi implantado e ampliado para incluir jovens da África, adicionando uma nova dimensão ao evento.
Os participantes dessa primeira edição do Conecta vêm de países como Colômbia, Peru, Equador, Chile, Angola e Moçambique, e estão em Salvador desde o dia 15 deste mês de julho. Os jovens músicos são integrantes de programas influentes como a Iberacademy, a Sinfonía por el Perú, a Orquestra Sinfónica Kaposoka e o Xiquitsi, projeto de Moçambique inspirado no Neojiba.
No último fim de semana, o Neojiba completou 17 anos e reuniu cerca de 3 mil pessoas no Parque do Queimado, na Liberdade, para acompanhar recitais e concertos especiais. As apresentações de aniversário contaram com o musical infantojuvenil “Os Saltimbancos”, com a estreia da Banda Sinfônica do Núcleo Central do NEOJIBA e com o concerto da Orquestra NEOJIBA, encerrando o evento.