Maior artilheira do futebol feminino, Marta figura no ranking dos 100 maiores atletas do século 21 ao lado de outros dois brasileiros: Ronaldo Fenômeno (87ª posição) e Ronaldo Gaúcho (94º). O ranking, elaborado pela ESPN Internacional, levou em consideração o desempenho dos atletas desde 2000. A nomeação foi feita com base nas edições da ESPN de todo o mundo e a classificação ocorreu a partir da votação de colaboradores da rede de comunicação.
Seis vezes jogadora do ano da FIFA, maior artilheira do Brasil de todos os tempos, artilheira da Copa do Mundo e vencedora da Bola de Ouro e da Chuteira de Ouro na Copa do Mundo Feminina de 2007, Marta ficou na 32ª posição do ranking e foi a mais próxima do início da lista. Apesar de não ter conquistado o título mundial com a equipe, a jogadora coleciona 299 gols, 117 deles pela Seleção Brasileira de Futebol.
“Marta é simplesmente a jogadora mais importante da história do futebol feminino. Nunca haverá outra Marta. Passando pelos adversários, derrotando os goleiros com uma varinha mágica no pé esquerdo. Marta veio do nada – uma família pobre em uma parte remota do Brasil – para legitimar o esporte em lugares onde ele lutava para ser levado a sério. Inspiradora de milhões de sonhos, ela mostrou que o futebol feminino pode ser uma forma de arte”, destacou reportagem da ESPN sobre o ranking.
Na 87ª posição, Ronaldo Fenômeno é citado como um dos maiores jogadores do futebol masculino no Brasil e no mundo, sobretudo por ser o atacante mais rápido, pela capacidade de variação de ritmo em campo e por representar uma grande história de superação no esporte. Hoje aposentado, o atleta foi o mais jovem a ganhar o prêmio Jogador do Ano da Fifa (1996). Até hoje, ele detém o maior recorde de gols em mata-mata da Copa do Mundo.
“Todas as virtudes de Ronaldo foram melhor vistas no século 20, mas o século 21 apresentou o melhor enredo. Duas vezes teve sérios problemas no joelho que o fizeram uivar de dor. Muitos pensaram que a segunda vez seria o fim de sua carreira. Na preparação para a Copa do Mundo de 2002, a Inter de Milão, seu então clube italiano, não conseguiu colocá-lo em forma. O Brasil assumiu o comando e conquistou o torneio, levando uma equipe que quase não conseguiu se classificar até um triunfo memorável”, avaliou a reportagem.
Último brasileiro do ranking, Ronaldinho Gaúcho aparece em 94º lugar, e se destaca pelos feitos e pelo talento nos três primeiros anos no Bacelona: “Entre 2003 e 2006 não houve melhor espetáculo no futebol. Houve poucos jogadores mais talentosos, se é que houve algum, na história do futebol global, e muito brevemente Ronaldinho cativou com sua alegria infantil por suas próprias conquistas, lembrando a muitos o motivo pelo qual eles se apaixonaram pelo esporte em primeiro lugar”.
Entre as conquistas citadas na matéria, está a da Copa do Mundo, em 2002, com a Seleção Brasileira; a LaLiga por duas vezes; a Copa América e o título de melhor jogador do mundo pela Fifa em 2004 e 2005.
Melhores do mundo – A maior parte dos atletas do ranking da ESPN é dos Estados Unidos, que ocupa 58 posições, seguidos da Espanha (6) e Canadá (4). Em primeiro lugar no ranking, está o nadador olímpico Michael Phelps, recordista com 28 medalhas ao longo de sua carreira, 23 delas de ouro e colecionador do maior número de medalhas de ouro em uma Olimpíada, quando venceu oito em 2008, em Pequim. O segundo lugar do ranking ficou para a tenista Serena Williams, que marcou o tênis feminino sendo 23 vezes campeã e batendo o recorde feminino de 365 vitórias em títulos importantes.
Lionel Messi é o terceiro colocado do ranking. A vitória dele na Copa do Mundo de 2022 com a Argentina é citada como “o maior final de Hollywood que o futebol já viu”. Messi se destaca, ainda, por ter sido dez vezes campeão da LaLiga, quatro vezes vencedor da Liga dos Campeões e seis vezes artilheiro da mesma liga, 17 vezes FIFA FIFPRO World 11, vencedor da Copa do Mundo, duas vezes vencedor da Copa América , duas vezes vencedor da Bola de Ouro da Copa do Mundo da FIFA e artilheiro recorde do Barcelona e da Argentina.
Confira o ranking completo:
- Michael Phelps, natação
- Serena Williams, tênis
- Lionel Messi, futebol
- LeBron James, basquete
- Tom Brady, futebol americano
- Roger Federer, tênis
- Simone Biles, ginástica
- Tiger Woods, golfe
- Usain Bolt, atletismo
- Kobe Bryant, basquete
- Novak Djokovic, tênis
- Rafael Nadal, tênis
- Cristiano Ronaldo, futebol
- Stephen Curry, basquete
- Katie Ledecky, natação
- Tim Duncan, basquete
- Shaquille O’Neal, basquete
- Patrick Mahomes, futebol americano
- Lewis Hamilton, automobilismo
- Aaron Donald, futebol americano
- Diana Taurasi, basquete
- Sidney Crosby, hóquei
- Kevin Garnett, basquete
- Albert Pujols, beisebol
- Floyd Mayweather, boxe
- Peyton Manning, futebol americano
- Randy Moss, futebol americano
- Nikola Jokic, basquete
- Michael Schumacher, automobilismo
- Mike Trout, beisebol
- Clayton Kershaw, beisebol
- Marta, futebol
- Miguel Cabrera, beisebol
- Tamika Catchings, basquete
- Dwyane Wade, basquete
- Maya Moore, basquete
- Ichiro Suzuki, beisebol
- Barry Bonds, beisebol
- Kevin Durant, basquete
- Justin Verlander, beisebol
- Dirk Nowitzki, basquete
- Giannis Antetokounmpo, basquete
- Alex Rodriguez, beisebol
- Mikaela Shiffrin, esqui
- David Ortiz, beisebol
- Max Scherzer, beisebol
- Jimmie Johnson, automobilismo
- Thierry Henry, futebol
- Aitana Bonmati, futebol
- Zinedine Zidane, futebol
- Steve Nash, basquete
- Adrian Beltré, beisebol
- Derek Jeter, beisebol
- Alex Ovechkin, hóquei
- Luka Modric, futebol
- Alexia Putellas, futebol
- Calvin Johnson, futebol americano
- J. Watt, futebol americano
- Mariano Rivera, beisebol
- Candace Parker, basquete
- Ray Lewis, futebol americano
- Shohei Ohtani, beisebol
- Allyson Felix, atletismo
- Mia Hamm, futebol
- Kylian Mbappé, futebol
- Jon Jones, MMA
- James Harden, basquete
- Phil Mickelson, golfe
- Jason Kidd, basquete
- Andrés Iniesta, futebol
- Manny Pacquiao, boxe
- Shaun White, snowboard
- Mookie Betts, beisebol
- Lisa Leslie, basquete
- Xavi Hernandez, futebol
- Georges St-Pierre, MMA
- Shelly-Ann Fraser Pryce, atletismo
- Bernard Hopkins, boxe
- Bryce Harper, beisebol
- Andy Murray, tênis
- Sheryl Swoopes, basquete
- Kohei Uchimura, ginástica
- Chris Paul, basquete
- Lauren Jackson, basquete
- Kawhi Leonard, basquete
- Venus Williams, tênis
- Ronaldo Nazário, futebol
- Roy Halladay, beisebol
- Annika Sorenstam, golfe
- A’ja Wilson, basquete
- Aaron Rodgers, futebol americano
- Pedro Martinez, beisebol
- Rory McIlroy, golfe
- Ronaldinho, futebol
- Zlatan Ibrahimović, futebol
- Darrelle Revis, futebol americano
- Virat Kohli, críquete
- Connor McDavid, hóquei
- Ed Reed, futebol americano
- Charles Woodson, futebol americano