A executiva baiana Mariana Lisbôa foi escolhida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para participar de um almoço com a Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen.
O encontro, restrito para convidados, acontecerá no próximo sábado (27), em Belém. A dona da chave do cofre americano irá ao Pará depois de participar de uma reunião ministerial do G20, no Rio de Janeiro.
O almoço ocorrerá no Hotel Grand Mercure Belém, a partir das 12h30 e terá a presença do Presidente do BID, Ilan Goldfajn, dos Ministros de Finanças dos Países Amazônicos, da Secretária Yellen e de altos representantes dos setores público e privado nacional.
A reunião marca a primeira visita da Secretária à Região Amazônica e ressalta seu compromisso em enfrentar as mudanças climáticas. O objetivo do encontro é promover um diálogo sobre as iniciativas e esforços que estão sendo empreendidos na e para a Amazônia.
Mariana é a responsável pela estratégia de internacionalização da Suzano, líder mundial de produção de celulose de eucalipto. Além disso, ela é Diretora do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior na FIESP e foi a primeira mulher a ocupar a presidência da Associação Baiana de Empresas de Base Florestal (ABAF).
“Dados os atuais desafios globais, é essencial que se construam pontes fortes entre as nossas nações e aproveitemos a nossa experiência combinada para a desenvolvimento sustentável”, declara Mariana, sobre o encontro.
O BID já investiu 4,2 bilhões de dólares nos oito países da Região Amazônica em 199 projetos, sendo 81 no Brasil, que totalizaram 12 bilhões de reais.