A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Bahia realizará o Seminário 10 anos do Registro da Festa do Bonfim entre esta terça (23) e a próxima quinta-feira (25), com o objetivo de recolher informações, junto aos diversos segmentos detentores do bem, para o devido processo de revalidação após dez anos de registro.
Irão participar do evento membros da irmandade, representantes dos barraqueiros e das baianas, membros e fiéis da igreja e representantes de instituições do Governo e da sociedade civil. O evento é aberto ao público.
A Devoção ao Nosso Senhor do Bonfim é uma das celebrações mais importantes do povo baiano. O registro como patrimônio cultural brasileiro data de 2013 e, conforme estabelece a política nacional do patrimônio imaterial, depois de dez anos de registro, o IPHAN deve abrir um amplo processo de ausculta dos detentores de bens culturais para confirmar sua revalidação.
O processo visa identificar as principais mudanças ocorridas no período, dificuldades enfrentadas para sua preservação, assim como apurar algumas proposições para os desafios dos próximos dez anos. As proposições serão posteriormente ampliadas e detalhadas, em termos de ações, em um processo subsequente de salvaguarda.