Premiado internacionalmente, o filme ‘Filho de Boi’, do diretor Haroldo Borges, chega aos cinemas brasileiros em 1º de agosto. A obra, que narra a história de um menino tímido de 13 anos que mora no sertão baiano, teve sua pré-estreia no Festival de Busan, na Coreia do Sul, considerado um dos maiores festivais do continente asiático. A produção teve passagens também pelo Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México, onde recebeu o Prêmio ‘Film4Climate’ de pós-produção; e pelo Festival de Málaga, na Espanha, onde recebeu o ‘Prêmio do Público’. No Brasil, já foi exibido em festivais na Bahia, São Paulo e Minas Gerais.
O filme, além de levar as paisagens do interior da Bahia para a tela, também buscou incorporar representantes da comunidade local à equipe. O protagonista, João Pedro Dias, é de Juazeiro e foi escolhido após um processo de seleção que envolveu 1,5 mil crianças de escolas públicas na zona rural do sertão baiano. O elenco também traz nomes como Luiz Carlos Vasconcelos, Jonas Laborda e Vinicius Bustani, além de diversos palhaços de pequenos circos itinerantes da Bahia.
“Filho de Boi é um filme sobre raízes, que lança luz sobre as relações no sertão, esse território que normalmente é reconhecido como um lugar de fuga. Mas ficar, às vezes, exige mais coragem do que partir”, diz Haroldo Borges.