Com a aproximação da Festa em honra a Santa Dulce dos Pobres, o clima de celebração e homenagens começa a tomar conta da capital baiana. Até o dia 9 de agosto, a imagem sagrada do Anjo Bom do Brasil realizará a agenda da ‘Peregrinação com a Santa’, ação que percorrerá diversas localidades de Salvador. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no bairro Sete de Abril, foi o ponto de partida para o circuito religioso. Ao todo, 20 bairros receberão a imagem da Mãe dos Pobres, a exemplo do tradicional bairro do Comércio, no Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia; o bairro Boa Viagem, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem; Barra, na Igreja Santo Antônio da Barra; Piedade; e o bairro Uruguai, na Paróquia Nossa Senhora dos Alagados.
“Certa vez, o Papa Francisco ressaltou a importância de ser uma ‘igreja em saída’, ou seja, não ficar recluso dentro de suas paredes. E Irmã Dulce, como uma mulher à frente do seu tempo, já fazia isso há mais de 40 anos”, ressalta o gestor do Complexo Santuário Santa Dulce dos Pobres, Márcio Didier.
A visita, realizada das 7h às 19h, é acompanhada por programações organizadas pelas próprias igrejas, como Santas Missas, momentos de oração, devoção e veneração pública pelos fiéis. Voluntários das Obras Sociais Irmã Dulce estão atuando diariamente como guardiões da imagem, acolhendo os devotos nos bairros visitados e divulgando a programação da Festa de Santa Dulce dos Pobres, que acontecerá entre os dias 1º e 13 de agosto, no Largo de Roma.
De acordo com o reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres, frei Ícaro Rocha, a ‘Peregrinação com a Santa’ refaz a caminhada de evangelização que o Anjo Bom do Brasil realizou em vida e reforça a importância do seu legado. “Hoje, este gesto se repete através de sua imagem por meio dessas visitas, onde tantas pessoas têm a oportunidade de venerá-la de perto e de ter uma experiência profunda com ela, com a sua vida e com a sua forma de santidade”, afirma.
Confira o calendário da ‘Peregrinação com a Santa’:
22 de julho
Paróquia Nossa Senhora dos Mares (Mares);
23 de julho
Igreja Santo Antônio da Barra (Barra);
24 de julho
Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio);
25 de julho
Paróquia São Caetano da Divina Providência (São Caetano);
26 de julho
Paróquia Conversão de São Paulo (Fazenda Grande do Retiro);
29 de julho
Paróquia Nossa Senhora da Luz (Pituba);
30 de julho
Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Piedade (Piedade);
31 de julho
Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Boa Viagem);
1º de agosto
Paróquia Santa Dulce dos Pobres (Saboeiro);
2 de agosto
Santuário Nossa Senhora Aparecida (Imbuí);
5 de agosto
Paróquia Divino Espírito Santo (Vale dos Lagos);
6 de agosto
Paróquia Santa Tereza D’Ávila (Luís Anselmo);
7 de agosto
Paróquia Nossa Senhora da Vitória (Vitória);
8 de agosto
Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II (Uruguai);
9 de agosto
Paróquia Sant’Ana (Rio Vermelho).