A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, fez, nesta segunda-feira (22) seu primeiro comício após confirmar que concorrerá à nomeação do partido Democrata para disputar a Casa Branca em novembro.
O discurso de Harris durou 29 minutos e foi transmitido nas redes sociais. Veja:
I’m in Wilmington, Delaware at our campaign headquarters to speak with staff. Tune in now. https://t.co/HYuVc0BVnK
— Kamala Harris (@KamalaHarris) July 22, 2024
Ela, que já foi promotora e ex-procuradora-geral, destacou as pendências do adversário, Donald Trump com a Justiça americana, um movimento que deve ser central em sua campanha contra o republicano caso seja a nomeada do partido.
“Já enfrentei criminosos de todos os tipos: predadores que abusaram de mulheres, fraudadores que enganaram consumidores, trapaceiros que quebraram as regras para seu próprio benefício. Então, ouçam quando digo: eu conheço o tipo de Donald Trump”, disse Kamala, sendo ovacionada pelos apoiadores.
No discurso, Kamala também aproveitou a oportunidade para atacar Trump e prometeu fazer sua campanha sobre “duas visões diferentes para o futuro do país”.
“Donald Trump quer levar nosso país para trás. Mas nós acreditamos em um futuro mais brilhante que abre espaço para todos os americanos”, discursou.
Em sua fala, Harris prometeu fazer da luta pelo direito ao aborto no país uma parte central de sua campanha presidencial contra o republicano.
“O governo não deveria dizer a uma mulher o que fazer com seu corpo. Lutaremos pela liberdade reprodutiva, sabendo que, se Trump tiver a oportunidade, ele assinará uma lei que proíbe o aborto em todos os estados”
A discussão sobre o aborto é um dos temas que pode fazer a diferença na campanha de Kamala contra Trump. A questão alimentou uma onda de vitórias democratas nos últimos anos e ajudou a vice-presidente a recuperar sua posição política após um início instável de seu mandato.