Com Kamala Harris, democratas recebem maior volume de doações em quatro anos

Com Kamala Harris, democratas recebem maior volume de doações em quatro anos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Getty

Publicado em 22/07/2024 às 19:08 / Leia em 4 minutos

Após o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desistir de disputar a reeleição à Casa Branca, o partido Democrata teve o maior dia de doações em quatro anos.

As doações dispararam e a campanha, que agora deverá ser encabeçada pela vice-presidente, Kamala Harris, arrecadou US$ 81 milhões (cerca de R$ 450 milhões) em apenas 24 horas.

“Já estamos vendo uma coalizão ampla e diversificada se unir para apoiar nosso trabalho crucial de conversar com os eleitores que decidirão esta eleição. Há um movimento crescente por trás de Kamala Harris, e Donald Trump está apavorado porque sabe que sua agenda divisiva e impopular não pode se comparar ao histórico e à visão da vice-presidente para o povo americano”, disse o porta-voz da campanha, Kevin Munoz.

“A manifestação histórica de apoio à vice-presidente Harris representa exatamente o tipo de energia e entusiasmo popular que vence as eleições”.

Segundo uma pesquisa feita pela agência Associated Press, até o começo da tarde, mais de mil delegados democratas disseram que vão escolher Kamala como candidata. O número é mais da metade do necessário para ela garantir a nomeação. Ao todo, há cerca de 4 mil delegados no partido.

A Convenção Nacional Democrata está marcada para 19 a 22 de agosto em Chicago. No evento, os delegados entregarão formalmente seus votos para definir o candidato do partido. A campanha de Kamala quer garantir que a maioria deles se comprometa a votar nela antes do evento, para evitar uma disputa aberta.

Há ainda a possibilidade de ser feita uma votação virtual, antes da convenção, para confirmar Kamala como candidata.

Open Road

Nesta segunda-feira (22), Gretchen Whitmer e J. B. Pritzker, dois dos principais democratas cotados para a disputa presidencial nos Estados Unidos, contra Donald Trump, anunciaram apoio à atual vice-presidente, Kamala Harris.

Ao lado de Gretchen Whitmer, governadora do estado do Michigan, e de J. B. Pritzker, de Illinois, Gavin Newsom, governador da Califórnia; Josh Shapiro, governador da Pensilvânia; e Dean Phillips, deputado por Minnesota, já confirmaram apoiar o nome de Harris para encabeçar a chapa democrata.

Ao contrário de outros governadores democratas e de outros políticos do partido e membros influentes, como Bill e Hillary Clinton, Sherrod Brown, senador de Ohio, outro nome cotado para concorrer contra a atual vice-presidente, ainda não se manifestou.

A deputada Nancy Pelosi, um dos nomes mais fortes do partido Democrata e ex-presidente da Câmara dos Estados Unidos, também anunciou nesta apoio à candidatura de Kamala Harris à Casa Branca.

Pronunciamento

Em seu primeiro pronunciamento após a desistência de Biden, Kamala falou sobre o legado de realizações do presidente e definiu o mandato como “incomparável na história moderna”, e ressaltou sua “honestidade, integridade, compromisso com sua fé e sua família e grande coração”.

Harris disse ainda ser testemunha de que Biden luta todos os dias pelo povo dos Estados Unidos, citando o “amor profundo” que ele tem pelo país.

Entretanto, ela não abordou a eleição presidencial de 2024.

Depois, Kamala Harris foi para Wilmington, no estado de Delaware, no final da tarde, para se reunir com a equipe de campanha.

“É o primeiro dia completo de nossa campanha, então estou indo para Wilmington, DE, mais tarde para dizer ‘olá’ à nossa equipe no QG. Um dia concluído. Faltam 105. Juntos, vamos vencer isso”, escreveu a vice-presidente no X.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe