A atual vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, se pronunciou sobre a decisão de Joe Biden de não mais disputar a reeleição. O anúncio foi feito neste domingo (21), alterando a dinâmica da corrida pela Casa Branca, colocando Kamala como principal opção do Partido Democrata para a disputa. Embora o atual presidente tenha declarado seu apoio, a definição de um novo nome só deve acontecer em agosto, durante a convenção do partido. Em comunicado, Kamala agradeceu o apoio e declarou que pretende “conquistar e ganhar indicação” do Partido Democrata.
Primeira mulher a assumir a vice-presidência dos EUA, Kamala Harris nasceu em Oakland, na Califórnia, e é filha de mãe indiana e pai jamaicano. Após cursar Direito na tradicional universidade Howard, iniciou sua carreira na promotoria do condado de Alameda, na Califórnia. Em 2003, ocupou o posto de promotora-chefe em San Francisco, antes de ser eleita a primeira mulher negra procuradora-geral da Califórnia. No cargo, ganhou reputação como estrela ascendente do Partido Democrata, até ser eleita ao Senado americano.
Em 2020, chegou a se apresentar como pré-candidata nas eleições presidenciais e liderou algumas pesquisas dentro do Partido Democrata. No entanto, perdeu apoio e desistiu da corrida por falta recursos financeiros. Com isso, foi escolhida para integrar a chapa ao lado de Joe Biden, como vice-presidente, tendo como objetivo atrair o voto de mulheres, imigrantes e pessoas negras. Durante sua trajetória política, se tornou uma voz importante em defesa do aborto e dos direitos reprodutivos. Além disso, durante a Conferência de Segurança de Munique, subiu o tom contra a Rússia na guerra da Ucrânia. Foi a primeira vez que os EUA acusou abertamente a Rússia de ter cometido crimes contra a humanidade.
Confira o comunicado:
“Em nome do povo americano, agradeço a Joe Biden por sua liderança extraordinária como Presidente dos Estados Unidos e por suas décadas de serviço ao nosso país. Seu legado notável de realizações é incomparável na história americana moderna, superando o legado de muitos Presidentes que serviram dois mandatos.
É uma honra profunda servir como sua Vice-Presidente, e sou profundamente grata ao Presidente, Dr. Biden, e toda a família Biden. Conheci o Presidente Biden pela primeira vez através de seu filho Beau. Fomos amigos desde os nossos dias trabalhando juntos como Procuradores-Gerais de nossos estados de origem. Enquanto trabalhávamos juntos, Beau me contava histórias sobre seu pai. O tipo de pai – e o tipo de homem – que ele era. E as qualidades que Beau reverenciava em seu pai são as mesmas qualidades, os mesmos valores, que vejo todos os dias na liderança de Joe como Presidente: Sua honestidade e integridade. Seu grande coração e compromisso com sua fé e sua família. E seu amor pelo nosso país e pelo povo americano.
Com este ato altruísta e patriótico, o Presidente Biden está fazendo o que ele tem feito ao longo de sua vida de serviço: colocando o povo americano e nosso país acima de tudo. Estou honrada em receber o endosso do Presidente e minha intenção é conquistar e ganhar esta indicação. No ano passado, viajei por todo o país, conversando com os americanos sobre a escolha clara nesta eleição importante. E é isso que continuarei a fazer nos próximos dias e semanas. Farei tudo ao meu alcance para unir o Partido Democrata – e unir nossa nação – para derrotar Donald Trump e sua extrema agenda para 2025.
Temos 107 dias até o Dia da Eleição. Juntos, lutaremos. E juntos, venceremos.”