Um apartamento localizado na Graça, na capital baiana, com mais de 30 anos de construção, foi completamente repaginado pelo arquiteto Diego Serra. O projeto foi guiado no sentido de adaptar os espaços à rotina dos atuais moradores, um jovem casal apaixonado por arte, já que o imóvel tinha um layout datado e com muitos ambientes compartimentados. O resultado final ganhou destaque na Casa e Jardim, plataforma focada em arquitetura e design.
Com 140 m², o apê foi adquirido originalmente com uma planta peculiar – duas salas divididas em dois níveis, arcos, pouca entrada de luz e sensação de confinamento. O projeto de Diego fez mudanças estruturais, desde a retirada de paredes e integração de ambientes, mas também não apenas preservou, como restaurou, alguns elementos pré-existentes, como o gradil de ferro fundido na sala e os pisos em madeira de lei.
Os moradores pediram que a estética adotada no projeto disse funcional, simples e de fácil manutenção. Por conta disso, há predominância de materiais naturais e cores suaves nas escolhas. “Eles queriam que o apartamento transmitisse a sensação de se estar vivendo em uma casa atemporal e despojada, como um reflexo da identidade deles e seus particulares interesses pela arte, pelo design e artesanato brasileiros”, disse Diego.
Veja fotos: