Pelo menos quatro bancos estão apresentado falhas após o apagão cibernético que atinge diversos países nesta sexta-feira (19). Clientes dos Banco Pan, Bradesco, Neon e Next apontaram problemas para conseguir acessar aplicativos.
Usuários do Bradesco reclamaram do problema nas redes sociais. “Queria ver se meu salário caiu na conta e o app do Bradesco tá com problema”, reclamou uma cliente, no X (antigo Twitter). Quem tenta acessar recebe uma mensagem de erro no acesso.
O Brasil não foi o único a sentir os efeitos do apagão cibernético. Segundo a rede de TV norte-americana ABC, nenhum voo da American Airlines, United e Delta deve decolar nas próximas horas.
O apagão envolve usuários da Microsoft e estaria ligado à empresa de segurança cibernética CrowdStrike, segundo informações da Associated Press. A empresa divulgou um comunicado informando que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionada ao sensor “Falcon”.
Na França, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Paris informou que enfrenta problemas de TI, a uma semana do início das competições. “Ativamos planos de contingência para continuar as operações”, disse em comunicado.
Serviços bancários também foram afetados na Austrália e na Nova Zelândia. Já no Reino Unido, o serviço de trens foi afetado e o canal Sky News chegou a ficar fora do ar por dificuldades em fazer transmissões ao vivo.
Em Hong Kong, as companhias aéreas mudaram o procedimento de check-in para manual, sem aftar os voos.
Ainda não há previsão de quando os serviços serão normalizados.