EUA batem recorde de emissão de vistos e filas no Brasil caem 85%

EUA batem recorde de emissão de vistos e filas no Brasil caem 85%

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação, com informações do PANROTAS

Divulgação

Publicado em 18/07/2024 às 18:54 / Leia em 2 minutos

Os Estados Unidos atingiram um novo marco no número de pessoas com vistos válidos, destacando uma demanda crescente para viagens ao país. No primeiro semestre do ano fiscal de 2024 (de 1º de outubro de 2023 a 31 de março de 2024), foram emitidos quase 5,2 milhões de vistos de não-imigrantes, estabelecendo um recorde histórico para o período.

De acordo com o Serviço de Vistos do Departamento de Estado dos EUA, alguns dos principais mercados turísticos registraram um volume maior de emissões do que antes da pandemia. No Brasil, por exemplo, o tempo de espera para a emissão do primeiro visto caiu impressionantes 85%.

Vinte países concentraram 85% dos turistas internacionais nos EUA em 2023. Desses, oito, incluindo o Brasil, exigem o visto B1/B2 para viagens turísticas: México, Índia, China, Colômbia, Argentina, República Dominicana e Equador. Nos primeiros seis meses do ano fiscal de 2024, os consulados e embaixadas dos EUA nesses oito países emitiram 15% mais vistos do que no mesmo período do ano anterior.

Essas regiões foram responsáveis por quase 65% de todas as emissões de vistos de visitantes no mundo, com destaque para México, Índia, Brasil e Colômbia. Julie Stufft, secretária adjunta dos Serviços de Vistos do Departamento de Estado dos EUA, afirmou que houve um progresso significativo na redução dos tempos de espera para consultas.

Em junho deste ano, o tempo médio de espera por visto americano para brasileiros caiu para 50 dias. O Consulado do Rio de Janeiro registrou o menor tempo de espera, com 36 dias, seguido por São Paulo (45 dias) e Brasília (42 dias). Para a renovação sem entrevista, o tempo de espera é de apenas 1 dia em todas essas localidades.

No entanto, Recife se destacou negativamente com um tempo médio de espera de 79 dias para entrevistas e 26 dias para renovação sem entrevista. O Consulado de Porto Alegre, que retomou as atividades em 1º de julho, não foi considerado na média nacional, que atualmente é de 50 dias para entrevistas e 7,2 dias para renovações sem entrevista.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia