Pesquisadores descobrem novo antídoto para picadas de najas

Pesquisadores descobrem novo antídoto para picadas de najas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com
Publicado em 17/07/2024 às 17:46 / Leia em 1 minutos

Pesquisadores anunciaram nesta quarta-feira (17) a descoberta de que um anticoagulante comumente utilizado na medicina (a heparina) pode ser aplicado como um antídoto acessível e eficaz para picadas de cobra naja.

A descoberta foi anunciada por cientistas da Universidade de Sydney, na Austrália, num artigo publicado na revista “Science Translational Medicine”. Segundo os pesquisadores, o achado pode reduzir lesões e amputações e oferecer um tratamento mais acessível.

“Nossa descoberta poderia reduzir drasticamente os terríveis ferimentos causados ​​pela necrose causada por picadas de cobra naja – e também poderia retardar o veneno, o que pode melhorar as taxas de sobrevivência”, disse em um comunicado Greg Neely, autor correspondente do estudo e professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Sydney.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano entre 4 e 5,5 milhões de pessoas são picadas por cobras em todo o mundo. Destas, entre 81 mil e 138 mil morrem por complicações do envenenamento.

No Brasil, o Instituto Butantan é o principal produtor de soros, que são medicamentos usados para neutralizar os efeitos das picadas de serpentes venenosas.

 

As informações são do g1.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe