Localizada no Centro Histórico de Salvador, mais precisamente no nº 6 da Rua do Passo, a galeria Nonada inaugura, neste sábado (20), das 13h às 17h, duas mostras simultâneas: “Régua e Compasso” e “Montagem”.
Ver essa foto no Instagram
Na primeira sala, “Régua e Compasso”, com curadoria de Paulo Azeco e Victor Gorgulho, parte dos versos de Gilberto Gil e do doc “Bahia Por Exemplo”, de Rex Schindler, para mapear os responsáveis pela formação cultural da “baianidade” e sua ampla disseminação. A mostra aprofunda o pensamento sobre a relação nacional com a cultura baiana, unindo artistas de diferentes gerações e contextos, como Mestre Didi, Emanoel Araújo, Mário Cravo Neto, Genaro de Carvalho, Carybé, Raphael Medeiros, Tiago Sant’ana e Nati Canto.
Ver essa foto no Instagram
Já na Sala 2, “Montagem” promove o encontro singular entre os universos artísticos distintos do baiano Driano de Souza e do paulistano Marcelo JP, com curadoria de Guilherme Teixeira. A exposição ressalta a dualidade entre a robustez das esculturas do primeiro e a leveza das pinturas do segundo, proporcionando ao público uma experiência visual rica e multifacetada, que não apenas celebra a diversidade de estilos e técnicas, mas também explora a convergência de diferentes perspectivas culturais, pessoais e sociais.
As mostras, com acesso livre, ficam em cartaz até 30 de novembro, e podem ser visitadas de quarta-feira a sábado, das 13 às 18h.