Experiência nos aeroportos: startup baiana está entre as 10 selecionadas pela Embratur para desafio

Experiência nos aeroportos: startup baiana está entre as 10 selecionadas pela Embratur para desafio

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion

Reprodução/Embratur

Publicado em 17/07/2024 às 08:31 / Leia em 2 minutos

A Strelo Aeroportos, plataforma de reservas, compras e atendimento sob medida para aeroportos, foi um dos 10 projetos selecionados pela Embratur para participar do “pitch day” do Desafio “Brazilian Welcome Challenge”, iniciativa que busca melhorar a experiência dos turistas estrangeiros nos aeroportos do Brasil.

A startup baiana, que traz soluções digitais para os terminais que buscam otimizar o atendimento, aumentar as vendas e melhorar a experiência do passageiro, se junta a outras nove: Atena ESG (SP), Audima (RJ), Autaza (SC), Blumaps (SC), Filazero (SE), Macnica DHW (SC), Mover Tech Ltda (RS), Opensenses (SP) e Peoplexperience (SP).

Os seis critérios avaliados para a escolha das empresas consideraram o modelo de negócio; a escalabilidade, que analisa o potencial de crescimento, ampliação e escala do negócio; a equipe; a aderência da proposta; a relevância do projeto para a transformação digital do setor de turismo; e o impacto socioambiental potencial.

“Quando o estrangeiro chega ao Brasil, ele quer ser feliz, viver experiências incríveis. E isso deve começar já em nossas portas de entrada: os aeroportos. A primeira impressão fica, e esse turista que sair com uma boa experiência do aeroporto tem uma disposição maior para visitar mais atrativos e voltar para casa falando sobre o diferencial da hospitalidade brasileira”, explica Marcelo Freixo, presidente da Embratur, que conta com a parceria dos ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), na ação.

No pitch day, em 8 de agosto, cada uma das startups terá cinco minutos para defender suas soluções, seguido por um período para o Comitê de Seleção realizar questionamentos. Duas empresas serão selecionadas e receberão R$ 50 mil para executar a prova conceito.

Os projetos precisam solucionar pelo menos um dos 17 desafios propostos, com o auxílio da tecnologia. Dentre eles estão o fornecimento de abrigos adequados para os pets durante as viagens; dar informações em tempo real aos viajantes internacionais; estimular turistas a consumirem produtos locais e a visitarem destinos nacionais quando houver conexão entre voos; e automatizar processos com o intuito de otimizar o manuseio de bagagens.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe