Um terreno que servia para o descarte irregular de lixo foi transformado na Praça Maria José Batista José. Localizado no bairro de Pirajá, em Salvador, o novo espaço conta com área de jogos, com futmesa e uma mesa de ping pong, academia de saúde e ginástica, além de uma mini quadra. O local também ganhou nova iluminação com lâmpadas de LED, pintura e paisagismo.
De acordo com Kelly Morais, subprefeita de Valéria, o novo equipamento público contribuirá para que os adultos que vivem na região tenham uma vida mais saudável e que as crianças se ocupem com atividades que estimulam a sociabilidade. “O lixão deu espaço à praça, trazendo salubridade e dando oportunidade para que essas famílias se encontrem nos finais dos dias. Isso faz com que a comunidade se afaste do crime e da marginalidade”, afirma.
Luciana Monteiro, que mora há 15 anos no bairro, é mãe de um garoto de nove anos e diz que o local trouxe benefícios para a vizinhança. “Antes, aqui não tinha nada, agora, tem mais conforto e lazer para as nossas crianças. Tudo aqui antes era lixo, muito entulho. Quando as crianças queriam se divertir, brincavam no meio da rua”, lembra a moradora.
Virgílio Daltro, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador, diz que o local foi a 536ª praça entregue em três anos e meio de gestão. “Estamos devolvendo o espaço público para o cidadão, não há um bairro sequer que não tenha uma ação como essa”, comentou.