Em clima de expectativa para os Jogos Olímpicos, na manhã desta quarta-feira (17), a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, mergulhou no Rio Sena, que irá receber as provas de triatlo e águas abertas da competição. Também estiveram presentes na ocasião o Presidente do Comitê Organizador Paris 2024, Tony Estanguet, e o subprefeito da região Île-de-France, Marc Guillaume.
O mergulho, que durou cerca de 10 minutos, ocorreu na altura do Hotel de Ville, sede da prefeitura, a cerca de 3km da Ponte Alexandre III, onde haverá as largadas das provas olímpicas.
“É uma felicidade! É um dia de sonho. A água está muito, muito boa. Um pouco fria, mas nem tanto”, comemorou a prefeita, que se tornou a segunda autoridade francesa a mergulhar no Rio Sena como forma de atestar a qualidade da água. Há cinco dias, a Ministra do Esporte, Amélie Oudéa-Castéra, também se banhou no local.
Caso o Rio Sena não apresente boas condições, os organizadores dos Jogos Olímpicos desenvolveram um plano de contingência que prevê o adiamento das provas ou, em último caso, transformar a disputa de triatlo em duatlo, transferindo ainda os 10km das maratonas aquáticas para Vaires-sur-Marne.