Inteligência Artificial aumenta produtividade em quase cinco vezes, aponta relatório

Inteligência Artificial aumenta produtividade em quase cinco vezes, aponta relatório

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

CORREIO

Divulgação

Publicado em 15/07/2024 às 14:38 / Leia em 3 minutos

Inicialmente vista como uma ameaça à existência de alguns cargos, por automatizar funções, o uso da Inteligência Artificial tem contribuído para aumentar a produtividade dos profissionais e, consequentemente, para as empresas da qual fazem parte, como sugere o relatório Barômetro de Empregos de IA 2024, da PwC, após analisar mais de meio bilhão de anúncios de empregos divulgados em 15 países.

Os setores mais expostos à IA estão registrando um aumento de quase cinco vezes (4,8x) no desempenho do trabalho sobretudo de gerentes financeiros e de administração, analistas financeiros, programadores de software e agentes de atendimento ao cliente. Esses profissionais não necessariamente dominam essa tecnologia, mas executam alguma tarefa com ajuda da Inteligência Artificial.

Empresas e governos precisam garantir que estão investindo nas competências necessárias, tanto para os cidadãos como para as organizações, se quiserem prosperar em um contexto de trabalho que já está sendo transformado pela IA”, afirma Camila Cinquetti, sócia líder da área de Workforce da consultoria PwC Brasil.

Mas quem está dominando essa tecnologia, ainda conforme o relatório, com aprendizado profundo ou automação cognitiva, encontra excelentes oportunidades em alguns setores que chegam a oferecer salários 25% maiores para aqueles que possuem competências especializadas em Inteligência Artificial.

Existem enormes oportunidades para pessoas, organizações e economias com experiência em tecnologias novas e emergentes, como a IA. Garantir uma abordagem de recrutamento que coloque as competências em primeiro lugar, bem como o investimento contínuo na melhoria das competências da força de trabalho, é imperativo, uma vez que nenhuma indústria ou mercado passará ileso ao impacto da transformação da IA”, conclui Camila.

Os olhos de todos se voltaram para a IA no mercado de trabalho significativamente em novembro de 2022, com o lançamento do ChatGPT 3.5, mas a PwC aponta que antes disso, em 2016, o crescimento de empregos especializados em IA já havia superado o crescimento de todos os outros tipos de empregos. Os serviços financeiros têm uma proporção de empregos que exigem habilidades em IA quase três vezes maior do que em outros setores.

A rede de serviços profissionais descobriu também que, atualmente, a Inteligência Artificial está se expandindo sobretudo nos setores de serviços profissionais, serviços financeiros e informação e comunicação. Sérgio Ricardo de Freitas, diretor da BU de Business Transformation da Lanlink, que no desenvolvimento de estruturas de TI, Dados e Inteligência Artificial, Produtividade, Automação e Suporte Individualizado, traça um perfil daqueles que procuram por esses serviços.

“O perfil das empresas que procuram nossas soluções na área em Inteligência Artificial é de órgãos públicos e empresas privadas de médio e grande porte. Em geral, essas instituições precisam de soluções na área de ciência de dados ou resolver um problema específico da área de IA ou de analytics”, destaca o diretor.

O uso da IA proporciona mais eficiência e precisão no uso da tecnologia. Ela pode ajudar a reduzir custos, aumentar a satisfação do cliente e melhorar a tomada de decisões. Além disso, a IA pode fornecer uma vantagem competitiva e ajudar a empresa a se manter à frente da concorrência”, completa Freitas.

Leia mais notícias no Correio

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe