A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou, nesta sexta-feira (12), que a vacina Spin-TEC, a primeira totalmente desenvolvida no Brasil para a covid-19, já está em uma etapa avançada de desenvolvimento. De acordo com o Ministério, a última fase de produção do imunizante, que envolve testes clínicos, deve ser iniciada ainda este ano.
Durante uma visita às obras do Centro Nacional de Vacinas (CNVacinas) em Belo Horizonte, a ministra ressaltou a importância estratégica do centro, que trata de pesquisas e desenvolvimento de vacinas, novos medicamentos e insumos farmacêuticos. “A UFMG [Universidade Federal de Minas Gerais] e o CNVacinas já estão em uma fase mais avançada da vacina contra a covid-19. Além disso, há pesquisas em andamento para dengue, leishmaniose e malária, que são desafios significativos para o Brasil”, destacou.
O CNVacinas será o primeiro complexo nacional destinado a pesquisas e fabricação de insumos farmacêuticos, capaz de realizar todas as etapas do desenvolvimento de imunizantes. As obras do centro estão previstas para serem concluídas em 2026. Luciana também destacou a importância dos editais que serão lançados pelo Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (FNDCT) junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que têm o potencial de impulsionar o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no país.
“Estamos finalizando os últimos editais dos recursos do Fundo deste ano, que totalizam R$ 12,8 bilhões, uma conquista deste novo ciclo de retomada da ciência no Brasil, promovida pelo presidente Lula ao recompor integralmente o FNDCT. Minas Gerais está incluída nesses editais, que apoiam as políticas públicas de ciência no país”, afirmou a ministra.