Mesmo durante a baixa estação, a Galeria Mercado, situada no subsolo do Mercado Modelo, no bairro do Comércio, em Salvador, está registrando mais de mil visitantes diários. A informação foi confirmada pelo Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, durante uma visita ao local acompanhado do prefeito Bruno Reis, nesta sexta-feira (12).
Tourinho destacou que o sucesso da galeria superou todas as expectativas iniciais, trazendo um significativo retorno ao Mercado Modelo. Reis chegou a sugerir que o local poderia ser o equipamento turístico mais visitado da capital baiana.
O sucesso da Galeria Mercado é notável, especialmente considerando que a galeria foi inaugurada há menos de um ano, em janeiro. O ponto apresenta uma mostra permanente, sob a curadoria de Thaís Darzé, com obras de renomados artistas como Rubem Valentim, Mario Cravo Jr. e Vinícius S.A.
Entre os destaques estão as esculturas de Exu, da série “Cabeças de Tempo” de Mário Cravo Jr., as obras em concreto da série “Templos de Oxalá”, de Valentim, a famosa instalação “Lágrimas”, de S.A., e a escultura “São José”, do artista Zé Eugênio.
Ver essa foto no Instagram
Além das obras de arte, a galeria também oferece uma linha do tempo composta por 16 imagens que narram a história do Mercado Modelo, desde a sua construção até o incêndio de 1984. Os ingressos para visitar a galeria podem ser reservados semanalmente através do site EventBrite ou retirados na bilheteria, conforme a disponibilidade.