Conceição Evaristo exalta comunicadoras negras durante evento em Salvador: “É uma escrita que perturba o sono da Casa-Grande”

Conceição Evaristo exalta comunicadoras negras durante evento em Salvador: “É uma escrita que perturba o sono da Casa-Grande”

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Thuane Maria/GOVBA

Publicado em 12/07/2024 às 15:03 / Leia em 3 minutos

A escritora Conceição Evaristo, considerada uma das maiores personalidades da literatura contemporânea feminina brasileira, exaltou a potência da escrita da mulher negra comunicadora evento realizado nesta sexta-feira (12), na sede da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, em Salvador. De acordo com a imortal da Academia Mineira de Letras, que foi ovacionada durante toda a sua participação, quando um novo estilo e estética para o setor são  criados a partir de um olhar crítico de mulheres negras, “perturba o sono da Casa-Grande”.

Na ocasião, Evaristo falou sobre as dificuldades de superar as desigualdades raciais e de gênero na comunicação. “Mesmo que a gente não tenha um discurso construído, não tenha uma teoria formalizada, cada mulher busca seu espaço [profissional], cada mulher que se impõe está contribuindo para a luta de gênero, mesmo sem teorizar sobre isso”, afirmou, ressaltando a importância das mulheres terem iniciativa para ocupar espaços de visibilidade. “Normalmente, a gente não é convidado. A gente sempre impõe, abre as nossas portas. Mais do que nunca, nós, mulheres negras, temos que ser ativas na luta pelos nossos espaços“, pontuou. 

A perspectiva dela sobre o impacto dessas mulheres na comunicação é vista como inspiração para a jornalista Natália Carneiro. “O primeiro ponto, para mim, é a inspiração mesmo. Ela nos coloca o desafio de não desistir da carreira, não desistir dos nossos sonhos e, principalmente, contar a nossa história, que é o que ela faz. Traz as nossas diversas vivências e escrevivências”, analisou.

O encontro de mulheres comunicadoras ‘Elas à Frente na Comunicação: Promoção e Difusão de Direitos’ teve a participação de 150 mulheres e fez parte das ações do Julho das Pretas, da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado. Além de Conceição Evaristo, também foram homenageadas no evento as jornalistas Camilla França, Val Benvindo, Ceci Alves, Wanda Chase, Georgina Maynart, Lorena Ifé, Maíra Azevedo, Marjorie Moura, Mirtes Santa Rosa, Silvana Oliveira e Cleidiana Ramos. Pesquisadoras como Bárbara Carine, Carla Akotirene e Mabel Freitas também estão entre as mulheres exaltadas.

Outro destaque do encontro ficou por conta do edital de fomento para mulheres de comunicação que deve ser lançado ainda neste mês pela Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia. O valor do investimento será de R$1,5 milhão, de acordo com Aldinha Sena, chefe de gabinete da pasta. “Mulheres que possuem um meio de comunicação, como um blog, e não conseguem transformar isso em produto e economia criativa, terão voz através desse edital. Nós queremos que ele seja de longo prazo, com perspectivas de três anos, pelo menos”, explicou.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe