Repórter de publicação internacional visita Salvador e Trancoso: ‘exatamente o que eu desejava’

Repórter de publicação internacional visita Salvador e Trancoso: ‘exatamente o que eu desejava’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion

Ismail Salahuddin/Travel + Leisure

Publicado em 10/07/2024 às 10:10 / Leia em 4 minutos

A conceituada revista Travel + Leisure, especializada em viagens, voltou ao Brasil e, desta vez, trouxe recomendações para curtir com familiares e amigos no Rio de Janeiro, em Salvador e em Trancoso, onde a publicação esteve em 2023, elegendo um dos seus hotéis como um dos “100 Novos Melhores Hotéis do Mundo” e definindo o destino como o “equilíbrio perfeito entre boemia e natureza”.

Em um texto mais recente, publicado no final de junho, a jornalista Kristin Braswell conta da sua primeira viagem ao Brasil. A repórter chegou a Trancoso, no Sul da Bahia, após dias no Rio de Janeiro. “O ritmo lento era exatamente o que eu desejava depois de deixar as ruas movimentadas do Rio”, escreveu. A autora ficou hospedada no Fasano Trancoso, a apenas 20 minutos de carro do Quadrado, “praça histórica da cidade que aprendi rapidamente que é o ‘coração’ da região”, conta.

Fasano Trancoso | Foto: Cortesia/Fasano

No destino baiano, Braswell indicou as praias dos Nativos e Rio da Barra e os restaurantes Capim Santo e Alma Ninho, ambos projetos comandados por Morena Leite, que foi criada na região desde pequena. A última indicação foi uma “insistência” do chef francês Claude Troisgrois, radicado no Rio. A experiência gastronômica acontece na pousada de seis suítes da chef, com vista para o mar e vegetação nativa. Segundo a jornalista, a celebração intimista da comida baiana foi sua parte favorita da visita a Trancoso.

Alma Ninho | Foto: Antonio Soto

Já em Salvador, onde ficou por três dias, Kristin destacou a experiência na Feira de São Joaquim e no Solar do Unhão. “Ao longo dos anos, a comunidade abriu vários bares e restaurantes neste local, incluindo o querido restaurante de temática afro-brasileira Dona Suzana”, destacou a repórter, que também optou pelo Fasano, na Rua Chile, para se hospedar.

“No interior, 70 quartos Art Deco são destacados com tons orgânicos quentes e uma piscina no rooftop oferece as melhores vistas do pôr-do-sol na cidade ao lado de pessoas que olham a Praça Castro Alves, logo abaixo”, conta a autora do texto, que ainda destacou sua visita à Casa do Carnaval, no Centro Histórico, e ao Blue Praia Bar, no Rio Vermelho, onde “jovens descolados se espalham entre camas de estilo balinês construídas entre palmeiras balançando e mesas em um espaço de jantar ao ar livre com vista para a Praia do Buracão”.

Blue Praia Bar foi uma das escolhas da repórter | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O beach club foi onde a repórter passou sua última tarde na capital baiana, com croquetes de bacalhau e espetinhos de queijo. “Senti instantaneamente como se tivesse descoberto uma das joias da cidade, onde as horas passam com facilidade enquanto os moradores jogam futebol em areias douradas e pedem copos de caipirinhas de maracujá”, narrou.

Segundo ela, uma das suas melhores experiências na cidade foi uma apresentação do Balé Folclórico da Bahia. “A alegria palpável dessa apresentação, o turbilhão de cores que alçava voo com a dança, a lembrança de um povo que encontrou a vontade de ir além do inimaginável — é isso que essa performance consegue trazer e o que está sempre presente em cada canto de Salvador”, resumiu.

Apresentação do Balé Folclórico foi uma das melhores experiências em Salvador | Foto: Célia Santos

Dos sabores, Baswell destacou, claro, o acarajé – “importante símbolo de poder” – e os restaurantes Casa de Tereza e Dona Mariquita, ambos no Rio Vermelho, e o Zanzibar, no Santo Antônio Além do Carmo, valorizadores da típica comida baiana e ancestral. O premiado Origem, no Caminho das Árvores, esteve no roteiro da repórter – “uma experiência gastronômica genuinamente expansiva” -, assim como o Mistura da Avenida Contorno.

“Um pôr do sol final e o céu cor de giz de cera da varanda do meu hotel completaram minha primeira visita ao Brasil – embora, certamente, não seja a última”, finalizou.

Leia texto original, em inglês.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe