Aviões quase colidem nos EUA e agência de aviação abre investigação; veja o vídeo

Aviões quase colidem nos EUA e agência de aviação abre investigação; veja o vídeo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Reprodução/The Spectator Index

Publicado em 10/07/2024 às 18:51 / Leia em 2 minutos

Dois aviões estiveram perto de uma colisão aérea na última segunda-feira (8) em Syracuse, Nova York. A Agência Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) iniciou uma investigação para entender as causas do incidente.

Câmeras de segurança da polícia local capturaram o momento em que as aeronaves se aproximaram perigosamente. O incidente ocorreu às 12h50, quando o controlador de tráfego aéreo do Aeroporto Internacional Syracuse Hancock autorizou simultaneamente a aproximação de um voo para pouso e a decolagem de outro na mesma pista.

As duas aeronaves envolvidas eram modelos Bombardier CRJ-700. O voo 5511 da PSA Airlines, subsidiária da American Airlines, estava em procedimento de aterrissagem. Ao mesmo tempo, o voo 5421 da Endeavor Air, subsidiária da Delta Airlines, recebeu autorização para decolar.

De acordo com áudios obtidos pela CBS News, o piloto da PSA questionou o controlador sobre a situação, sendo orientado a arremeter. Dados de radar indicam que os aviões chegaram a ficar a apenas 220 metros de distância um do outro.

A Endeavor Air, por meio de um comunicado à CBS, afirmou que está cooperando plenamente com as autoridades e reforçou seu compromisso com a segurança. A American Airlines não se pronunciou sobre o incidente.

Em nota, a FAA declarou: “Um controlador de tráfego aéreo instruiu o PSA Airlines 5511 a arremeter no Aeroporto Internacional Syracuse Hancock para mantê-lo separado de uma aeronave que estava partindo na mesma pista. O evento ocorreu por volta das 11h50, horário local, na segunda-feira, 8 de julho. A FAA está investigando.”

A investigação da agência de aviação buscará determinar as circunstâncias que levaram ao incidente e avaliar possíveis falhas nos procedimentos de controle de tráfego aéreo para evitar futuros acidentes.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe