Estudo aponta Mounjaro como mais efetivo na perda de peso em comparação a Ozempic; Saiba mais

Estudo aponta Mounjaro como mais efetivo na perda de peso em comparação a Ozempic; Saiba mais

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Divulgação

Publicado em 09/07/2024 às 15:36 / Leia em 2 minutos

Um novo estudo publicado na revista científica JAMA Internal Medicine nesta segunda-feira (8) mostra que, entre pacientes com sobrepeso e obesidade, a tirzepatida, princípio ativo do medicamento Mounjaro, é mais efetiva na perda de peso do que a semaglutida, ativo do Ozempic e do Wegovy. Segundo os resultados da pesquisa, o uso da tirzepatida levou tanto a porcentagens maiores de perda de peso corporal quanto fez com que mais pessoas chegassem a perdas significativas.

De acordo com matéria publicada pelo Estadão, este é o primeiro estudo que compara diretamente a efetividade das duas substâncias. Até então, os dados sobre o potencial dos medicamentos eram os dos ensaios clínicos de fase 3, feitos separadamente para cada medicação.

No texto veiculado o diretor do Departamento de Tratamento Farmacológico da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) e do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Marcio Mancini, diz que o resultado da nova pesquisa não surpreende. “A novidade foi esse levantamento populacional de pessoas que receberam prescrição de um remédio ou outro no território americano. É um estudo que a gente chama de vida real, não é um estudo experimental”, comenta o endocrinologista.

No Brasil, o Mounjaro (tirzepatida) tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratamento de diabetes tipo 2, mas ainda não começou a ser comercializado. Já a semaglutida tem aprovação da Anvisa para ambos os casos, sendo o Ozempic a versão aprovada para tratamento de diabetes tipo 2 e o Wegovy para obesidade e sobrepeso. No entanto, somente o Ozempic está disponível nas farmácias brasileiras e a expectativa é que o Wegovy chegue ao mercado em agosto. O Ozempic vem sendo prescrito de forma off label (com indicação diferente da prevista em bula) por médicos para o tratamento da obesidade.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe