Ministra divulga novo cronograma de ‘ENEM dos concursos’; confira

Ministra divulga novo cronograma de ‘ENEM dos concursos’; confira

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Valter Campanato/ Agência Brasil

Publicado em 04/07/2024 às 12:55 / Leia em 5 minutos

O novo cronograma para a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi divulgado durante coletiva na manhã desta quinta-feira (4), em Brasília e pelo YouTube, pela ministra Esther Dweck, titular do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O certame estava marcado para acontecer em 5 de maio deste ano, mas, em função das inundações ocorridas no Rio Grande do Sul, foi remarcado para 18 de agosto. A previsão é que o resultado final seja divulgado em 21 de novembro e que, a partir de janeiro de 2025, tenha início a convocação de aprovados para posse.

A ministra informou que houve checagem dos malotes de prova e que ficou constatado que não há nenhuma violação. “As provas estão seguras e foram armazenadas em local que possui vigilância durante 24 horas, todos os dias da semana, portanto temos a garantia que as provas não sofreram nenhum tipo de violação”, afirmou. Ela revelou, ainda, que um novo edital será publicado ao longo do dia de hoje, com o detalhamento de todas as alterações.

Durante a coletiva, ela adiantou que pessoas que estiverem impossibilitadas de fazer a prova no dia 18 de agosto poderão requerer o cancelamento da inscrição e obter a devolução da taxa que foi paga. A solicitação deverá ser feita de 5 a 7 de julho, pelo sistema de inscrição.

Esther Dweck ressaltou que o esquema de segurança envolve vários órgãos, como Polícia Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública (do Ministério da Justiça e Segurança Pública), Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), bem como de secretarias públicas de segurança estaduais – que envolvem Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Defesa Civil. Também integram a força-tarefa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Fundação Cesgranrio e Correios. O time participa da logística e segurança da prova para garantir que não aconteça nenhuma intercorrência até a data da realização do concurso e correção dos exames.

A ministra destacou também a colaboração do Governo Federal com o governo do Rio Grande do Sul, com o objetivo de que o certame seja realizado com segurança em 10 cidades gaúchas. “O governador me garantiu que, no dia 18, as forças de segurança do estado estarão à disposição para fazer a segurança do concurso”, frisou. A estimativa é de que 50% dos candidatos do Rio Grande do Sul prestarão o exame na capital gaúcha. De acordo com a ministra, todos os pontos de realização de prova foram visitados para haver a certificação de que estão aptos a realizar o concurso no dia 18.

Somente pessoas que residem no Rio Grande do Sul e que estão inscritas para fazer a prova em outro estado e as de outro estado que estão inscritas para fazerem a prova no Rio Grande do Sul – cerca de 2.100 candidatos – poderão pedir a alteração da cidade em que realizarão o concurso. As solicitações podem ser feitas pelo sistema de inscrição, de 5 a 7 de julho. Outra alteração anunciada é o critério de arredondamento em duas casas decimais para as notas. Se houver empates, há critérios previstos no edital.

Evento extraordinário

Em caso de ocorrência de outro evento excepcional imprevisível e de grandes proporções, existe a previsão de realização de prova extraordinária para quem for afetado. O critério para que seja configurada tal situação é que o número de pessoas impossibilitadas deve ser de ao menos 0,5% dos candidatos inscritos. Caso seja necessária nova prova, os candidatos que tiverem direito a fazê-la não concorrerão às vagas originais, mas serão destinados a vagas suplementares, sendo mantidas as cotas previstas por lei. Todas as concessões são para pessoas já inscritas e não haverá reabertura para novas inscrições.

Novo cronograma

– Divulgação do cronograma completo (DOU e site oficial) – 4 de julho
– Abertura do sistema para candidatos que não podem ou não querem mais realizar o CPNU solicitarem devolução da taxa de inscrição – 5 a 7 de julho
– Abertura do sistema para candidatos aptos a solicitar alteração do local de prova – 5 a 7 de julho
– Disponibilização dos cartões de confirmação para todos os candidatos – 7 de agosto
– Aplicação das provas objetiva e discursiva – 18 de agosto
– Divulgação dos cadernos de provas às 20 h – 18 de agosto
– Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas – 20 de agosto
– Previsão de divulgação dos resultados finais – 21 de novembro
– Previsão de início da convocação de aprovados para posse – janeiro de 2025

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe