Primeiro terreiro requalificado pelo programa Casa Odara é entregue

Primeiro terreiro requalificado pelo programa Casa Odara é entregue

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Valter Pontes/Secom

Publicado em 03/07/2024 às 21:21 / Leia em 3 minutos

Nesta quarta-feira (3), a Prefeitura de Salvador entregou a requalificação do terreiro Ilê Axé Omim Deua, o primeiro a ser beneficiado pelo programa Casa Odara, lançado em maio deste ano. O programa visa melhorar a infraestrutura de terreiros de religiões de matriz africana na capital baiana e, inicialmente, abrange 100 espaços cadastrados, com a meta de alcançar mil terreiros em quatro anos.

dKc1jZg.md.jpg

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Bruno Reis destacou que o Casa Odara foi inspirado no programa Morar Melhor e elogiou a rapidez da reforma. “Desde o lançamento do programa, enfrentamos muitos desafios, especialmente os causados pelas chuvas em nossa cidade. No entanto, continuamos projetando o futuro e transformando boas ideias em realidade”, afirmou o prefeito.

dKc1yN9.md.jpg

Mãe Ligia Maria, Ialorixá do Ilê Axé Omim Deua, expressou sua gratidão pela reforma, destacando que o terreiro não tinha reboco nas paredes antes do programa. “Eu estou muito feliz. Eles fizeram tudo, rebocaram, fizeram o telhado. Eu não tenho palavras para falar. Tudo que tinha para fazer foi feito”, disse ela, que tem 45 anos de Axé.

O presidente do Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMNC), Evilásio Bouças, enfatizou a importância do Casa Odara, considerando-o uma política pública decorrente do Estatuto da Igualdade Racial e da luta da população negra. “São várias instituições que lutam cotidianamente para melhorar as condições de vida dos jovens de matriz africana e da população negra como um todo, que representa oitenta e três por cento da população de Salvador”, destacou.

dKcETiJ.md.jpg

O prefeito ainda revelou que, inicialmente, o objetivo era atender 50 terreiros, mas, devido à reivindicação do segmento, esse número foi dobrado. Ele também anunciou que o terreiro Ilê Axé Omim Deua receberá o título de propriedade. “É a escritura definitiva, a segurança de que o terreiro pertence a vocês para sempre”, declarou.

Reis explicou que a Lei de Legitimação Fundiária agora permite conceder o título de propriedade não apenas para unidades habitacionais, mas também para templos religiosos e estabelecimentos comerciais. “A equipe do programa Casa Legal e do Terreiro Legal está fazendo o levantamento de toda a área, e vamos estender esse trabalho por toda a cidade de Salvador, garantindo o título de propriedade e a segurança definitiva”, acrescentou.

A secretária municipal da Reparação, Ivete Sacramento, ressaltou o compromisso da Prefeitura com as comunidades de terreiros. “Estamos focados em ações concretas. Desde o início, temos perseguido a realização dessas ações, e o senhor, prefeito Bruno Reis, tem mostrado força e compromisso com as comunidades de terreiros. Esta ação específica é um exemplo de coragem e determinação”, afirmou.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe