O governador Jerônimo Rodrigues encaminhou um pedido ao Ministério da Educação (MEC) para que a história do 2 de Julho, que marca a Independência do Brasil na Bahia, esteja nos livros didáticos. Durante o cortejo nesta terça-feira (2), o governador destacou que o presidente Lula já deu o aval para esta medida. “A palavra do Lula ontem reconhece que essa história tem que ser contada para o Brasil”, disse.
O chefe do executivo disse que o projeto já está em andamento. “No dia 25 de julho, encaminhamos um documento ao ministro da Educação, Camilo Santana, para que os livros didáticos do Brasil possam revelar, contar nossa história. E nós não estamos disputando com o 7 de setembro, não é isso, são outros momentos e etapas“, afirma.
Jerônimo também garantiu a produção do conteúdo. “Aqui na Bahia, com a ajuda da Assembleia Legislativa, nós queremos garantir que os livros produzidos na Bahia contem essa história, mas que o MEC possa absorver pelo menos uns capítulos. Nós apresentamos a demanda, mas apresentamos também a nossa capacidade de construção disso. As nossas equipes produzirão o material suficiente para que, assim, a gente possa contar ao Brasil e ao mundo a história da independência do Brasil”, concluiu.