Um ano após ser eleito dono da Melhor Carta de Drinks do Brasil, pela Prazeres da Mesa, o Purgatório Bar, em Salvador, acaba de conquistar mais um importante reconhecimento: foi listado entre os 500 melhores bares de cocktails do mundo, na 430ª posição – a primeira vez que um espaço do Norte/Nordeste do Brasil chega a esse posto.
A premiação foi criada pela dupla de blogueiros do Le Cocktail Connoisseur, no ar desde 2014, e divulgou até agora as posições de 301º a 500°. Em 2023, apenas 6 bares do Brasil, todos do Rio de Janeiro ou São Paulo, apareceram na lista.
A lista é produzida com base em dados colhidos de mais de duas mil fontes da internet, de experts a jornalistas e influencers, em mais de 20 línguas diferentes, o que reforça a relevância no mercado do bar baiano, que teve, nesta terça-feira (2), um de seus sócios e bartender, Jonatan Albuquerque, como palestrante do Bar Convent Brasil (BCB), maior evento de coquetelaria da América Latina.
Na palestra, o bartender, que comanda o bar em Salvador ao lado dos sócios Peu Magalhães e Edno Alves, falou sobre a experiência de “Ter um cocktail bar de sucesso fora dos grandes centros”.
O ranking
Divulgada desde o ano passado, a lista do Top 500 Bars é feita a partir de um algoritmo que se alimenta de dados de mais de duas mil fontes, o que inclui importantes rankings do setor, artigos, plataformas e redes sociais.
De acordo com o Top 500 Bars, o algoritmo constrói o ranking com base na autoridade das fontes e nas listas já existentes, levando em conta critérios locais, regionais e globais, assim como a opinião coletiva.
“Na era da big data, da Inteligência Artificial e de outras revoluções digitais, pareceu-nos importante que a indústria dos bares aproveitasse estas inovações para determinar uma classificação global”, diz o site oficial, que é manejado pela equipe do Le Cocktail Connoisseur, blog sobre bartenders e coquetéis.