Empresa dona do TikTok lança nova rede social; conheça o ‘Whee’

Empresa dona do TikTok lança nova rede social; conheça o ‘Whee’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Reprodução/Getty

Publicado em 01/07/2024 às 11:08 / Leia em 2 minutos

A ByteDance, empresa responsável pelo TikTok e CapCut, lançou uma nova rede social, batizada de “Whee”. A rede social tem um layout semelhante ao do Instagram e é descrita como “o lugar para amigos próximos compartilharem momentos da vida em fotos”.

Além da competição direta com a Meta, a proposta do Whee é familiar a de um aplicativo que se popularizou em 2023, o BeReal, onde os usuários são estimulados a compartilhar imagens espontâneas em situações aleatórias do dia.

O Whee tem um feed bastante parecido com o do Instagram, com posts seguidos de uma descrição de texto e uma prévia dos comentários. A ideia é que os usuários compartilhem conteúdos autênticos e sem edição (como no BeReal), com a diferença que as postagens não são temporárias.

Atualmente, o app passa por uma bateria de testes em alguns países selecionados e não tem previsão de quando o Whee será liberado em todas as regiões.

O que chama mais a atenção sobre a nova rede social é que, ao contrário do que acontece normalmente no segmento da tecnologia, ela foi disponibilizada para alguns poucos usuários sem nenhum anúncio ou comunicado oficial explicando sobre sua proposta ou finalidade.

É importante destacar que a Play Store está exibindo o Whee para alguns usuários brasileiros. Porém, a empresa ainda não confirmou quando os testes começarão por aqui.

TikTok Notes

Em abril deste ano, a empresa chinesa fez sua primeira ofensiva contra o Instagram com o lançamento do TikTok Notes, rede social de fotos com um feed similar ao do Pinterest, mas com a possibilidade de seguir e interagir com amigos.

Abril foi um mês conturbado para a ByteDance. No dia 25, Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, promulgou um projeto de lei que obrigará a gigante chinesa a vender sua joia da coroa, o TikTok. Se não o fizer, o aplicativo será proibido nos Estados Unidos.

Biden e a Casa Branca enfatizaram que a proibição do TikTok não é a intenção da legislação e que, em vez disso, eles simplesmente querem que o aplicativo continue operando nos EUA com um proprietário americano.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe