Morre, aos 103 anos, militar baiano que combateu na 2ª Guerra Mundial

Morre, aos 103 anos, militar baiano que combateu na 2ª Guerra Mundial

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Correio*

Divulgação/Comando da 6ª Região Militar

Publicado em 28/06/2024 às 22:11 / Leia em 2 minutos

Faleceu na última quarta-feira (26) o militar Ricarte da Costa Pestana, um dos últimos ex-combatentes do exército brasileiro na 2ª Guerra Mundial. O veterano morreu aos 103 anos em Salvador.

A morte foi anunciada pelo Comando da 6ª Região Militar nesta sexta (28).

Natural de Nazaré das Farinhas (BA), Ricarte se juntou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) aos 19 anos. Em seguida, ele embarcou para a Itália, integrando as tropas que participaram da Batalha de Monte Castello. “Fiz o curso de metralhadora, passei em 2º lugar em todo o Brasil, para você ver a vontade que eu tinha. Aí, foi formada a Companhia de Metralhadora”, disse o veterano em uma entrevista passada.

dFqAsTb.png

Durante toda a sua trajetória pós-guerra, ele recebeu homenagens do Exército Brasileiro e do governo da Itália, da realização de cerimônias com a banda militar do Comando da 6ª Região Militar em sua residência em seus aniversários, e participando como convidado especial dos principais eventos militares na Guarnição.

Após deixar a Força Terrestre, Ricarte foi diretor da Escola do Senai em Dendezeiros, estudou estatística na cidade do Rio de Janeiro, sendo em seguida diretor do Departamento de Estatística da Bahia (DE). Nesse período também ensinava no Senai, onde se tornou diretor. Ele também tem formação em Psicologia na USP e ensino na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe