Espetáculo de Leno Sacramento entra em cartaz no Museu Afro Brasileiro

Espetáculo de Leno Sacramento entra em cartaz no Museu Afro Brasileiro

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Israel Fagundes

Publicado em 28/06/2024 às 14:38 / Leia em 2 minutos

Com direção de Leno Sacramento, a Cia Encruzilhadas apresenta o espetáculo instalação “(NU) Madrugada me Proteja”, que fica em cartaz no Museu Afro Brasileiro, no Pelourinho, em Salvador, entre os dias 5 e 27 de julho. As apresentações acontecem sempre as sextas às 19h e sábados às 17h. Com texto de Cuti e Leno Sacramento em colaboração com o elenco, a montagem aborda o constrangimento do racismo em três estórias que se entrelaçam. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e podem ser adquiridos através da plataforma Sympla.

Ganhador do Prêmio Braskem de Teatro como Melhor Diretor de 2023 pelo espetáculo “A Resistência Cabocla”, do Bando de Teatro Olodum, Leno Sacramento joga luz sobre episódios do cotidiano que continuam acontecendo, e reforça a ideia de que o espetáculo visa contribuir para que situações como essa não sejam normalizadas. “É evidente o constrangimento do ser humano em ficar nu diante da sociedade. A questão com o corpo é um tabu que inibe e, muitas vezes, humilha. Esta sensação é comum ao povo preto, mesmo que as roupas não sejam tiradas. É muito constrangedora a sensação de ser observado em tempo integral. No espetáculo, temos três estórias que se entrelaçam, em que os personagens são levados a ficar nus diante de uma situação. O constrangimento é uma poderosa imagem capaz de trazer empatia, mesmo por aqueles que não passam por situações como esta”, explica.

De acordo com a Cia Encruzilhadas, o espetáculo foi pensado para ser expositivo. Todas as estruturas, cenografia, figurino, iluminação e sonorização fazem parte de uma grande instalação cênica onde tudo é para ser lido enquanto estrutura que expõe os corpos pretos. Além disso, a escolha e parceria com o MAFRO vai inaugurar uma nova perspectiva ao local, que a partir desta data vai receber projetos cênicos com temáticas ligadas à negritude. 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe