A origem do 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

A origem do 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Divulgação/Stonewall Inn Gives Back

Publicado em 28/06/2024 às 20:00 / Leia em 2 minutos

A celebração do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ em 28 de junho remonta a um confronto histórico entre manifestantes e policiais nos Estados Unidos, em 1969. O evento, que se tornou um marco na luta pelos direitos LGBTQIA+, teve origem no protesto em defesa do clube gay Stonewall Inn, situado no bairro de Greenwich Village, em Nova York.

Fundado em 1967 por “Fat Tony” Lauria, um mafioso que estabeleceu o Stonewall Inn como um clube privado para evitar a regulamentação estadual que proibia homossexuais de consumir bebidas alcoólicas, o clube era um refúgio para a comunidade da época. No entanto, apesar da atmosfera progressista do bairro, as leis contra os LGBTQIA+ eram severas, colocando em risco aqueles que expressavam afeto não-heterossexual em público.

dFfWJ6u.md.jpg

Em 24 de junho de 1969, uma batida policial no clube marcou o início de uma série de confrontos. Quando os policiais retornaram na noite de 27 de junho com a intenção de fechar o bar definitivamente, o evento escalou. Após a meia-noite do dia 28 de junho, manifestantes começaram a resistir ativamente às prisões, jogando objetos contra os agentes de segurança.

Na noite de sábado, 28 de junho, aproximadamente 2 mil pessoas se reuniram em frente ao Stonewall Inn, protestando e bloqueando a Rua Christopher. Os manifestantes, unindo-se e gritando frases como “poder gay” e “queremos liberdade agora”, enfrentaram a polícia em um levante que durou seis dias e se tornou conhecido como a “Rebelião de Stonewall”.

A agitação continuou por semanas, com manifestantes retornando ao local repetidamente. No total, 21 pessoas foram presas e um motorista de táxi morreu após sofrer um infarto quando seu veículo foi invadido.

No ano seguinte, em 28 de junho de 1970, milhares de pessoas marcharam novamente em Greenwich Village para a primeira marcha do Dia da Libertação da Rua Christopher, marcando o início do que se tornaria a Parada Gay e, atualmente, a Parada LGBTQIA+. Os ativistas partiram daquela rua, onde o Stonewall Inn ainda se encontra, e marcharam até o Central Park, solidificando a data como um símbolo de resistência e orgulho para a comunidade LGBTQIA+.

dFfWpHv.md.jpg

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe