Melhores do Ano: restaurante em Salvador e hotel em Trancoso estão entre os destaques do Brasil

Melhores do Ano: restaurante em Salvador e hotel em Trancoso estão entre os destaques do Brasil

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion

Leo Freire/Origem e Divulgação/Fasano

Publicado em 27/06/2024 às 05:14 / Leia em 4 minutos

Em cerimônia emocionada, em que se celebrou a memória do seu fundador, Ricardo Castilho, a revista Prazeres da Mesa entregou, na noite desta quarta-feira (26), em São Paulo, mais uma lista final do prêmio Melhores da Gastronomia. Depois que um júri – com 277 especialistas, chefs, jornalistas e outros profissionais da gastronomia – apontou os finalistas em cada uma das categorias, os vencedores de 2024 foram escolhidos pelo público em votação no site da publicação.

Os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca seguem brilhando à frente do Origem, Restaurante do Ano do Nordeste | Foto: Reprodução/Prazeres da Mesa

O restaurante Origem, do casal de chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, no Caminho das Árvores, segue sendo um grande destaque nacional e foi escolhido o Restaurante do Ano do Nordeste. Na mesma categoria, concorriam o Manga, do casal Dante e Kafe Bassi; e Casa de Tereza, da chef Tereza Paim, ambos no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.

O Tuju, reaberto com toda pompa, em setembro de 2023, em novo endereço em São Paulo, foi escolhido Restaurante do Ano, categoria em que o baiano Origem, 76º melhor estabelecimento gastronômico da América Latina, também concorria. O restaurante paulistano, que há menos de dois meses teve suas duas Estrelas Michelin revalidadas, também foi escolhido Novidade do Ano.

Outro destaque gastronômico da noite foi Saulo Jennings, do restaurante Casa do Saulo, em Alter do Chão, no Pará. Ele foi escolhido Chef do Ano, categoria em que Fabrício Lemos, do Origem, também concorria. O estabelecimento paraense foi eleito ainda o Restaurante do Ano da Região Norte.

Indo além da gastronomia, o Melhor Resort no Brasil foi escolhido e está na Bahia: o Hotel Fasano Trancoso, no disputado vilarejo de Trancoso, no sul baiano, levou a melhor contra outros destinos do estado, como o Vila Galé Resort Marés, em Guarajuba; e o Arraial D’Ajuda Eco Resort, em Arraial D’Ajuda.

Fasano Trancoso foi eleito Melhor Resort no Brasil | Foto: Divulgação

Outro representante baiano da bandeira Fasano, o Fasano Salvador, também concorria como Melhor Hotel de Praia no Brasil, ao lado do Txai Resort, em Itacaré. Quem levou a melhor, no entanto, foi o Nannai Muro Alto, em Muro Alto, no estado do Pernambuco. Ainda nas categorias de hospitalidade, o Botanikafe, em São Paulo, foi eleito o Melhor Café da Manhã do Brasil, categoria em que o Fera Palace Hotel, com gastronomia assinada pelo premiado casal do Grupo Origem, tinha grandes chances.

O advogado Percival Maricato, também palestrante, empresário, escritor e autor de cinco livros didáticos voltados para o mercado de bares e restaurantes foi agraciado com o Prêmio Ricardo Castilho Personalidade da Gastronomia, que celebra também o fundador da Prazeres da Mesa, falecido há poucos dias. Além de ter sido sócio de mais de uma dezena de estabelecimentos, Percival foi editor, por 13 anos, da Revista dos Bares e Restaurantes. Atualmente, é professor na ESBRE (Escola de Bares e Restaurantes), em São Paulo.

Baiano João Diamante foi premiado pelo projeto “Diamantes na Cozinha”, no Rio | Foto: Reprodução/Prazeres da Mesa

Já o prêmio Responsabilidade Social na Gastronomia foi para o baiano João Diamante, radicado no Rio de Janeiro, por seu projeto “Diamantes na Cozinha”. Recentemente, o chef recebeu o prêmio de Melhor Projeto Social do Mundo, em Las Vegas, durante cerimônia do The World’s 50 Best Restaurants, considerado o “Oscar da Gastronomia”.

Confira lista completa dos vencedores.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe