Gilberto Gil comemora 82 anos com passeio de barco na Amazônia

Gilberto Gil comemora 82 anos com passeio de barco na Amazônia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Kirk Moreno

Acervo Pessoal / Família Gil

Publicado em 26/06/2024 às 21:03 / Leia em 3 minutos

O tempo é rei! O mestre Gilberto Gil fez aniversário nesta quarta-feira (26). O cantor e compositor baiano, que ao longo do dia recebeu homenagens de outros artistas e admiradores nas redes sociais, comemorou os seus 82 anos durante uma viagem de cinco dias de barco no rio Negro, maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas, na Amazônia.

Encontro de Gil com indígena durante a viagem

Com exclusividade, o Alô Alô Bahia apurou que Gil desembarcou em Manaus, capital do Amazonas, na última quinta-feira (20). De lá, ele – que estava acompanhado por um grupo de 20 pessoas, formado pela esposa Flora Gil, pelas filhas Nara e Bela Gil, por outros familiares e amigos -, seguiu de barco alugado pelo Rio Negro, parando em localidades da floresta amazônica.

Flora e Gilberto Gil na Amazônia

O grupo dormiu no barco durante os cinco dias de viagem, que chegou ao fim na quarta-feira (26), quando o baiano retornou para o Rio de Janeiro, onde reside. Durante os dias de férias, Gilberto Gil, que iniciou sua carreira musical tocando acordeon, ainda nos anos 50, inspirado na obra de Luiz Gonzaga, celebrou o São João com uma festa com fogueira numa prainha às margens do Rio Negro.

Barco alugado para celebração dos 82 anos de Gil

O cantor e compositor baiano chega aos 82 anos de vida como um dos principais nomes da música e da cultura brasileira em atividade: são dois Grammys, um Polar Music Prize – apelidado de Nobel da música popular, sendo Gil o único brasileiro a vencê-lo até hoje -, e, recentemente, nomeado imortal da Academia Brasileira de Letras.

Em 2023, recebeu também o título de Doutor Honoris Causado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Na data, Gil conversou com o Alô Alô Bahia com exclusividade antes da sessão solene emocionante. Ele revelou que o palco da cerimônia foi o primeiro em que subiu para uma apresentação como cantor, quando ainda participava de um grupo artístico da escola – a Reitoria do IFBA fica no prédio do antigo Colégio Nossa Senhora da Vitória, que também era conhecido como Colégio Marista, onde o músico cursou o ginásio e o colegial.

Gilberto Gil ao receber o título de Doutor Honoris Causa do IFBA (Foto: Elias Dantas/ Alô Alô Bahia)

Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em 26 de junho de 1942, em Salvador. Primogênito de José Gil Moreira (1913-1991), médico formado pela Universidade da Bahia, e de Claudina Passos Gil Moreira (1914-2013), professora de ensino básico. Três semanas após o nascimento, a família retornou a Ituaçu, e lá Gil passou toda a sua infância.

Gil, que já foi ministro da Cultura entre o primeiro e o segundo mandato do presidente Lula, celebra também o talento musical herdado pela sua família. São oito filhos, 12 netos e uma bisneta. Muitos deles levam o legado musical do patriarca adiante, como a cantora Preta Gil, os músicos José Gil, Francisco Gil e João Gil, respectivamente filho e netos do ícone da MPB, que formam os Gilsons, além da neta Flor Gil, que emocionou ao cantar com o avô durante o Rock in Rio de 2022.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe