Missa em celebração aos 270 anos da Igreja do Bonfim será celebrada em Salvador

Missa em celebração aos 270 anos da Igreja do Bonfim será celebrada em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga, com informações do CORREIO

Reprodução

Publicado em 25/06/2024 às 08:35 / Leia em 2 minutos

Uma missa especial em celebração aos 270 anos da Basílica do Senhor do Bonfim será realizada em Salvador. O ato religioso está marcado para o dia 7 de julho, às 7h30, e será presidido pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha. Na ocasião, membros da Devoção do Senhor Bom do Bonfim receberão comendas e homenagens.

A construção da Basílica do Senhor do Bonfim foi uma proposta do capitão português e traficante de pessoas escravizadas Theodósio Rodrigues de Faria e levou nove anos para ser concluída. A igreja deveria abrigar a imagem de Jesus Cristo crucificado, depois que o europeu sobreviveu a uma tempestade em alto mar. Uma procissão que levou as imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia até o templo marcou a inauguração da igreja, em 24 de junho de 1754. Elas vieram de Portugal e ficaram guardadas na Igreja da Penha, na Ribeira, até que as obras internas do templo fossem finalizadas.

Para o padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Bonfim, foi a participação do povo que garantiu que a igreja se tornasse um símbolo tão presente para Salvador. “Um santuário pode ser instituído pela igreja, mas ele também pode ser eleito para o povo e foi isso que aconteceu com a Igreja do Bonfim. O povo, ao criar o hábito de participar das missas e fazer as romarias, deu ao templo a característica de santuário”, afirma.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe