Uma missa especial em celebração aos 270 anos da Basílica do Senhor do Bonfim será realizada em Salvador. O ato religioso está marcado para o dia 7 de julho, às 7h30, e será presidido pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha. Na ocasião, membros da Devoção do Senhor Bom do Bonfim receberão comendas e homenagens.
A construção da Basílica do Senhor do Bonfim foi uma proposta do capitão português e traficante de pessoas escravizadas Theodósio Rodrigues de Faria e levou nove anos para ser concluída. A igreja deveria abrigar a imagem de Jesus Cristo crucificado, depois que o europeu sobreviveu a uma tempestade em alto mar. Uma procissão que levou as imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia até o templo marcou a inauguração da igreja, em 24 de junho de 1754. Elas vieram de Portugal e ficaram guardadas na Igreja da Penha, na Ribeira, até que as obras internas do templo fossem finalizadas.
Para o padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Bonfim, foi a participação do povo que garantiu que a igreja se tornasse um símbolo tão presente para Salvador. “Um santuário pode ser instituído pela igreja, mas ele também pode ser eleito para o povo e foi isso que aconteceu com a Igreja do Bonfim. O povo, ao criar o hábito de participar das missas e fazer as romarias, deu ao templo a característica de santuário”, afirma.