Brasil registra recorde de passageiros internacionais, aponta ANAC

Brasil registra recorde de passageiros internacionais, aponta ANAC

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 25/06/2024 às 12:38 / Leia em 2 minutos

Pelo 38º mês consecutivo, o Brasil registrou crescimento no número de passageiros transportados no mercado internacional. No mês de maio, o país alcançou recorde de viajantes em destinos para o exterior. Ao todo, foram 1,9 milhão de turistas nesse mercado, melhor resultado para o mês desde início da série histórica, iniciada em 2000. O quantitativo é 18,2% superior na comparação com o mesmo período do ano passado e, também, maior que volume registrado no período pré-pandemia. Os dados fazem parte do indicador de demanda e oferta do transporte aéreo divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil.

De acordo o levantamento da Anac, a rota que mais transportou passageiros para o Brasil foi Santiago /Guarulhos. No último mês, mais de 112 mil turistas chegaram ao Brasil utilizando essa ligação, o valor corresponde a 6% do total transportado. A capital chilena também teve a segunda rota com maior número de viajantes, tendo como destino o aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, com aproximadamente 50 mil turistas. O trecho Bogotá/Guarulhos veio logo em seguida, com mais de 48 mil pessoas transportadas.

Apesar de não aparecer entre as três rotas mais movimentadas em termos de turistas que chegam ao Brasil, o Estados Unidos, assim como em maio do ano passado, continuou sendo o país com maior volume de passageiro transportado. No quinto mês deste ano, foram mais de 325 mil passageiros chegando ou partindo para o país americano, aumento de 10,8% na comparação com igual período de 2023. Argentina e Portugal, com 231 mil e 218 mil, respectivamente, estão no topo de países mais visitados por turistas que estão em solo brasileiro.

O Chile, por sua vez, foi o país que apresentou o maior percentual de crescimento na movimentação de viajantes de e para o Brasil. Com quase 200 mil passageiros, o país cresceu 70% nesse indicador. Em maio de 2023, o movimento alcançou 116 mil. 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe