Primeira academia profissional ao ar livre de Salvador é inaugurada no Dique do Tororó

Primeira academia profissional ao ar livre de Salvador é inaugurada no Dique do Tororó

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Gilberto Barbosa para o Correio

Gilberto Barbosa/CORREIO

Publicado em 22/06/2024 às 09:39 / Leia em 4 minutos

Com 15 equipamentos disponíveis para a prática de musculação, a primeira Academia Salvador foi inaugurada na manhã deste sábado (22) no Dique do Tororó. O evento contou com a presença do prefeito da capital, Bruno Reis, e de integrantes da gestão municipal.

O espaço de 200m² está localizado em uma das pontas do Dique, próximo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Barris e a uma estação do BRT. Profissionais de educação física foram contratados para acompanhar os usuários, que terão acesso a um plano de atividades e acompanhamento nutricional. De acordo com Bruno, a expectativa é implementar mais 19 espaços de musculação ao ar livre até o fim de 2024.

“Essa é uma área onde os moradores terão acesso gratuito a musculação, sem a necessidade de pagar alguma taxa. Tenho certeza que a academia será um sucesso, como as áreas livres do BRT onde as pessoas ficam até de madrugada praticando esportes”, afirmou.

bruno reis academia

O local terá a capacidade de atender até 2 mil pessoas durante o dia. Quem quiser acessar as atividades deverá realizar o agendamento através do aplicativo “Mude” e escolher quatro opções de horários por turno. O app disponibilizará uma ficha com a indicação dos exercícios, cargas e número de repetições que serão feitas no dia.

No turno da manhã, é possível agendar o treino de segunda a sexta-feira, de 5h30 a 8h30, e nos turnos da tarde e da noite, das 17h às 20h. Aos sábados, as aulas estão disponíveis das 6h às 9h, e aos domingos, das 6h às 8h. Cada aluno pode agendar, no máximo, duas aulas por dia, desde que sejam de modalidades diferentes, e devem apresentar documento com foto para acesso ao espaço.

Inicialmente, o projeto previa a instalação de 12 academias pela cidade. Esse plano foi ampliado para 20 salas de musculação, que serão implantadas em regiões como a Ribeira, Periperi, Calabar e Imbuí. O locais terão áreas de 200m² e 300m², onde serão construídos locais para a prática de crossfit.

academia dique 1

A escolha por esses bairros deve-se ao fato de serem áreas conhecidas pela prática esportiva. A musculação pode ajudar no combate a diversas enfermidades como a diabetes, alzheimer, além de doenças pulmonares e cardiovasculares. Estamos fazendo uma medicina preventiva, com o incentivo a uma vida saudável, que pode reduzir a sobrecarga nas unidades de saúde da nossa cidade”, completou.

O projeto foi realizado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate a Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Segundo o secretário da pasta, Junior Magalhães, a iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso dos soteropolitanos à prática de exercícios físicos.

“Nós estamos em uma área cercada de bairros populares e com atividade esportiva constante. Essa não é só uma estação de musculação, mas um espaço de cidadania. Nós temos muitas pessoas que não tem condições de acessar a prática do esporte e podem usar essa academia para treinar”, disse.

academia dique 2

Ainda segundo o secretário, a intenção da Prefeitura é a transformação da região em um complexo multiesportivo ao ar livre. “Nós também vamos iniciar um clube de corrida ligado a Academia Salvador e estamos conversando para implementar um projeto de canoagem aqui no Dique”, finalizou.

Após a inauguração, o acesso aos equipamentos foi liberado para a população. O professor de educação física, Cleber de Castro, 44, foi um dos primeiros a testar os aparelhos. “Eu malho a 20 anos e sempre desejei ver um projeto como esse aqui em Salvador. Além de saúde, a musculação é uma oportunidade de envelhecer de uma forma saudável”, relatou.

academia dique 3

Leia mais notícias no Correio

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe