Vai pegar a BR 324 no São João? Confira dicas e os trechos que merecem atenção na estrada

Vai pegar a BR 324 no São João? Confira dicas e os trechos que merecem atenção na estrada

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Kirk Moreno, com informações da PRF

Divulgação/PRF

Publicado em 20/06/2024 às 15:20 / Leia em 3 minutos
  1. A BR 324 é a principal rota de quem segue da capital do Estado em direção a diversas regiões do interior onde o São João é comemorado. Para se ter uma ideia, no ano passado a rodovia recebeu, entre os dias 21 e 26 de junho, um tráfego quase 50% maior que nos dias convencionais.

Um número expressivo de veículos e pessoas na estrada exige cuidados redobrados de segurança. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as colisões traseiras foram o sinistro mais frequente na BR 324, correspondendo a quase 30% (178) do total registrado de janeiro até dezembro (624) de 2023. Já nos primeiros cinco meses deste ano, os números já acendem o alerta: 83 ocorrências do tipo foram registradas.

Segundo a PRF, este tipo de sinistro está intimamente relacionado ao comportamento imprudente do motorista de não guardar distância de segurança do veículo que transita à sua frente. Os condutores devem tomar cuidado também com a distração ao volante, mudança repentina de faixa de forma indevida e travessia de pedestres.

A manutenção da distância segura é importante para que o condutor tenha tempo para reagir e possa realizar a frenagem, quando necessário. Além disso, não “andar colado” auxilia os veículos que tenham a intenção de realizar ultrapassagens e os de socorro a intercalarem com agilidade e segurança.

Trechos que merecem atenção

  • Km 520 ao Km 540 – Entre Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuípe (Berimbau);
  • Km 600 ao Km 628 – Entre Simões Filho e Salvador – Trechos das localidades conhecidas como CIA/Aeroporto, Valéria, Águas Claras , Brasilgás e Bom Juá.

Regra dos dois segundos

Ao adotar uma distância do veículo da frente, o motorista ganha tempo de reagir e acionar os freios diante de uma situação de emergência. Uma regra simples que muitos não conhecem e que pode ajudar a evitar acidentes e salvar vidas é a regra dos dois segundos. Em condições normais da pista e do clima, o tempo necessário para manter a distância segura é de, aproximadamente, dois segundos, de acordo com a PRF.

Essa distância, leva em consideração o trânsito dentro dos limites de velocidade estabelecidos, que é de 110 quilômetros por hora no máximo.

1. Escolha um ponto fixo à margem da via;

2. Quando o veículo que vai à sua frente passar pelo ponto fixo, comece a contar;

3. Conte dois segundos pausadamente. Uma maneira fácil é contar seis palavras em sequência “cinquenta e um, cinquenta e dois”;

4. A distância entre o seu veículo e o que vai à frente vai ser segura se o seu veículo passar pelo ponto fixo após a contagem de dois segundos.

5. Caso contrário, reduza a velocidade e faça nova contagem. Repita até estabelecer a distância segura.

Para veículos com mais de 6 metros de comprimento ou sob condições adversas como chuva e neblina, aumente o tempo de contagem para três segundos: “cinquenta e um, cinquenta e dois, cinquenta e três” .

A cobertura dos festejos juninos do Alô Alô Bahia conta com apoio do São João da Bahia 2024. O maior do mundo é o nosso. Governo do estado.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe