Real é a 5° moeda que mais sofreu desvalorização frente ao dólar em 2024

Real é a 5° moeda que mais sofreu desvalorização frente ao dólar em 2024

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com
Publicado em 19/06/2024 às 17:00 / Leia em 2 minutos

Um levantamento feito pela agência classificadora de risco Austin Rating, com base em dados do Banco Central do Brasil (BC), mostram que o real está entre as cinco moedas que mais perderam valor frente ao dólar em 2024.

A moeda brasileira ultrapassou a Argentina e o Japão em poucos dias e saltou da 7ª para a 5ª colocação entre as que mais se desvalorizaram em um ranking de 118 países. A queda acumulada do real no ano chegou a 11,4% nesta quarta-feira (19).

 Para a elaboração do ranking, foi considerada as taxas de câmbio de referência Ptax, divulgadas diariamente pelo BC.

Entre os motivos para a disparada do dólar, estão a expectativa sobre a taxa básica de juros dos Estados Unidos, os resultados da balança comercial brasileira e as preocupações em relação ao quadro fiscal do país.

Também está no radar do mercado a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), nesta quarta-feira, sobre a taxa básica de juros do Brasil. Segundo projeção de analistas, o colegiado deve interromper o ciclo de cortes da Selic, que vem ocorrendo desde agosto de 2023.

O levantamento feito pela Austin Rating mostra que a moeda nigeriana é a que mais se desvalorizou frente à moeda norte-americana em 2024, com perdas de 41,3%. Na sequência, estão as moedas do Egito e do Sudão do Sul, com quedas de 35,2% e 29,9%, respectivamente.

Ocupa a outra ponta a moeda do Quênia, que se valorizou 22,1% no ano, seguida pelas moedas da Rússia e do Sri Lanka, que avançaram 7,3% e 6,2%, respectivamente. 

 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe