Com investimento de R$ 1 milhão, foi inaugurado, em Camaçari, o maior “Maker Space” público do Norte e Nordeste. O espaço compartilhado para práticas laborais e educativas em tecnologia e inovação fica instalado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e tem como objetivo estimular a inovação nas áreas de marcenaria, eletrônica, robótica e fabricação digital, visando o desenvolvimento de pesquisas, projetos e ideias inovadoras. A infraestrutura do local conta com 20 impressoras 3D, quatro scanners 3D, quatro máquinas CNC Laser, 42 notebooks, 30 kits de robótica, 48 canetas 3D, 40 kits arduino, dentre outros equipamentos.
“Além de você poder vir aqui e desenvolver projetos, esse espaço vai ser utilizado para capacitar professores da rede pública de ensino de toda Bahia. Depois dessa rede formada, poderemos multiplicar esse ambiente. Isso aqui é o primeiro passo de uma política de interiorização. Uma vez treinados aqui, o profissional pode ir a outros lugares e transmitir o conhecimento”, destaca o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro.
O coordenador de Tecnologia Social e Sustentabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Vinicius Almeida, ressalta que os atores de inovação podem usar o ambiente para gerar produtos que beneficiem a comunidade local. “O que pensamos com esse projeto é que as pessoas possam analisar as expertises da região. Vocês têm um polo industrial aqui muito grande. A ideia é que o ecossistema aproveite o espaço de maneira efetiva, levantando as necessidade da região e trabalhando em cima da inovação para trazer um retorno local”.