Salvador conquista 2ª posição em premiação do Tesouro Nacional que avalia qualidade da informação contábil

Salvador conquista 2ª posição em premiação do Tesouro Nacional que avalia  qualidade da informação contábil

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Sefaz/Ascom

Publicado em 17/06/2024 às 19:15 / Leia em 3 minutos

Na última segunda-feira (17), Salvador foi reconhecida com a segunda colocação no “II Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal para Entes da Federação”, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional. A cerimônia de entrega ocorreu em Brasília, destacando a capital baiana entre as capitais brasileiras e como a primeira colocada no Nordeste na categoria “Maior Desempenho”, com uma pontuação de 99,63%.

O resultado foi alcançado devido à consistência dos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e à nota máxima (A+) no índice da Capacidade de Pagamento (Capag), recebida pela primeira vez em 2024. Comparado ao ano anterior, Salvador subiu quatro posições no ranking.

d9i80ib.md.jpg

O prefeito Bruno Reis comemorou o reconhecimento, ressaltando o compromisso da gestão municipal com a transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos. “Este prêmio atesta a qualidade da nossa gestão e o nosso compromisso com a transparência. A nota máxima na Capacidade de Pagamento tem garantido investimentos históricos em todas as áreas da cidade, melhorando os serviços públicos e a vida dos cidadãos”, afirmou.

Giovanna Victer, secretária da Fazenda e presidente do Fórum de Secretários de Fazenda e Finanças da Frente Nacional de Prefeitos, destacou a dedicação dos servidores municipais na administração dos recursos públicos. “O reconhecimento do Tesouro Nacional confirma que estamos no caminho certo. Parabenizo e agradeço a todos os servidores municipais, especialmente a equipe da Sefaz, pela precisão e consistência dos dados disponibilizados à população”, disse.

d9i8izX.md.jpg

O prêmio, instituído pelo Governo Federal através do Ministério da Fazenda e da Secretaria do Tesouro Nacional, conta com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos bancos do Brasil (BB) e Mundial (BIRD). Criado em 2023, o prêmio visa promover a melhoria dos dados fiscais e contábeis e impulsionar o desenvolvimento da contabilidade pública no país. A avaliação compara dados da Declaração de Contas Anual (DCA), Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e Matriz de Saldos Contábeis (MSC), com 176 checagens automatizadas distribuídas em quatro categorias: Gestão da Informação, Informações Contábeis, Informações Fiscais e Conciliação entre Informações Contábeis e Fiscais.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe