Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio. Os estudantes interessados em realizar a prova devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 85, e deve ser paga até 19 de junho.
O prazo inicial para inscrições no ENEM 2024 era 7 de junho, mas o período foi ampliado para que mais estudantes tivessem a oportunidade de participar do exame. De acordo com o Ministério da Educação, em estados como Bahia, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, praticamente 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública estão inscritos no ENEM. No Rio Grande do Sul, embora a rede de ensino ainda esteja em recuperação das enchentes, mais de 70% dos formandos da rede pública estão inscritos, segundo o MEC.
A edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, os participantes responderão 45 questões de linguagens (língua portuguesa, inglesa ou espanhol), 45 questões de ciências humanas, além da redação. Já no segundo dia, serão 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza. Os portões serão abertos às 12h, e as provas começam às 13h30. No primeiro dia, as provas terminam às 19h, e no segundo dia, às 18h30.
Ainda de acordo com o cronograma, o gabarito da prova será divulgado no dia 20 de novembro. Já a divulgação do resultado final está marcada para o dia 13 de janeiro de 2025.