Inaugurada em fevereiro, no térreo do Edifício Bráulio Xavier, famoso pelo mural “A Colonização do Brasil”, de Carybé, em sua fachada lateral, a unidade baiana da galeria Galatea inaugura, no próximo dia 4 de julho, sua segunda exposição: “Bahia Afrofuturista: Bauer Sá e Gilberto Filho”.
A mostra conta com dois núcleos expositivos distintos, um deles um conjunto de fotografias de Bauer Sá, produzidas entre os anos de 1990 e 2000, explorando a ancestralidade afro-brasileira por meio de temáticas raciais e divindades africanas, e outro, apresentando a primeira exposição individual de Gilberto Filho, com esculturas em madeira que retratam cidades utópicas e modernas por meio da arquitetura.
A exposição propõe um diálogo entre as obras dos dois artistas, criando uma rica narrativa visual, conectando tradições culturais com visões futuristas. A mostra contará também com um texto crítico do artista e curador Ayrson Heráclito, reconhecido por seu trabalho sobre a cultura afro-brasileira e suas conexões históricas, e do escritor e historiador Beto Heráclito.