O Spotify finalmente confirmou uma novidade bastante aguardada pelos usuários apaixonados por música. O streaming deve lançar sua opção de assinatura com padrão lossless, ou seja, áudio de maior qualidade, sem perda de dados por conta da compressão (estilo os antigos CDs, mas ainda melhor), ainda em 2024.
De acordo com a Bloomberg, o chamado Spotify HiFi deve chegar até o final do ano e terá uma taxa adicional de pelo menos US$ 5 para usuários do plano premium.
A opção com áudio lossless permite ouvir músicas com mais profundidade e clareza tanto em celulares e PCs, quanto em alto-falantes compatíveis. Não apenas acesso a um áudio melhor, o novo plano terá ferramentas para criar playlists e gerenciar bibliotecas de músicas.
O Apple Music e o Amazon Music Unlimited, por exemplo, já possuem a alternativa (ambos cobram US$ 11 por mês de taxa adicional).
O Deezer, um dos maiores rivais do Spotify, também já possui a opção, deixando o streaming bem atrasado quanto a qualidade de som. Desde 2021, o Spotify fala sobre a possibilidade de lançar uma versão HiFi.
Não ficou claro se a opção HiFi será disponibilizada com condição de taxa no plano gratuito — mas é provável que não.
O Lossless
Também conhecido como áudio de alta resolução, o lossless consegue atingir a mesma qualidade vista em um estúdio de gravação. Enquanto os CDs usam uma taxa de amostragem de 44,1 kHz a 16 bits, serviços como o Apple Music e o Deezer, que suportam o áudio sem perdas, alcançam até 192 kHz a 24 bits.