Um dos expoentes do construtivismo brasileiro, o artista baiano Rubem Valentim teve algumas de suas obras estampadas na nova coleção da Dane-se. A grife, nascida em Brasília, conseguiu a liberação do Instituto Rubem Valentim para usar algumas imagens do artista soteropolitano nas novas peças, lançadas nesta terça-feira (11) na loja da marca e no e-commerce.
Depois de colaborações usando obras de artistas como Francisco Galeno, J.Borges e Kennedy Bahia, chileno radicado no Brasil, falecido em 2005, em Salvador, foi a vez outro expoente da arte produzida no estado estampar uma coleção da marca.
Esta é a primeira colaboração histórica do Instituto Rubem Valentim com uma empresa de moda. A parceria rendeu camisetas, camisas, casacos e lenços, que exaltam a arte do baiano, inspirada no sagrado e nas referenciais imagéticas afro-brasileiras.
Ver essa foto no Instagram
A campanha, inclusive, foi fotografada pelo baiano Luc Miranda, em Salvador, onde Valentim nasceu, mais precisamente no Museu de Arte Moderna da Bahia, onde o artista tem uma exposição permanente.
Ver essa foto no Instagram
Por conta da colaboração com o instituto que leva o nome do homenageado, o fundador da Dane-se, Dan Moreira, teve a oportunidade de conversar com Roberto Bicca, sobrinho de Lúcia e Rubem Valentim, um dos maiores guardiões da obra do tio.
Veja mais fotos: