Com a expectativa de movimentar R$ 8,2 bilhões e receber um total de 100 mil visitantes, a 18ª edição da Bahia Farm Show começou nesta terça-feira (11), em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, consolidada como uma das principais feiras de tecnologia agrícolas do Brasil. O evento, que segue até sábado (15), no Complexo Bahia Farm, funciona diariamente das 9h às 19h.
Principal espaço de debates sobre o agronegócio no estado, a Bahia Farm Show foi aberta com missa solene, às 7h30, na inauguração da capela na área central do complexo. Até as 12h desta terça-feira (11), os portões ficarão abertos para acesso gratuito. A programação continua, a partir do meio-dia, no auditório da sede da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), com o lançamento do Plano ABC+ Bahia (2020-2030), e o tradicional Fórum de Abertura, com o tema principal “Uso e Monitoramento do Aquífero Urucuia para uma melhor gestão das águas”.
O tema vai focar no Estudo do Potencial Hídrico que vem sendo desenvolvido pelos produtores rurais, por meio da AIBA, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para entender a dinâmica do Aquífero Urucuia, por meio de medições e monitoramento em tempo real, e que futuramente vai permitir maior segurança para a agricultura irrigada e para os múltiplos usos.
O evento segue ao longo dos dias com visitas, palestras e rodadas de negócios, cujos detalhes podem ser encontrados no site oficial do evento. A programação será televisionada e transmitida pelas redes sociais da Bahia Farm Show. Para quem quiser garantir o ingresso antecipado, pode acessar também o site oficial. Parte do valor arrecadado com a bilheteria será revertido para o Hospital do Oeste (HO), maior unidade pública de saúde da região Oeste da Bahia.