Pioneira do terceiro setor, socióloga Neca Setubal lança livro de memórias

Pioneira do terceiro setor, socióloga Neca Setubal lança livro de memórias

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 11/06/2024 às 16:18 / Leia em 2 minutos

Com atuação reconhecida em prol de um país mais justo e igualitário, a socióloga Neca Setubal compartilha sua trajetória no livro de memórias “Minha escolha pela ação social”, lançado neste mês de junho, pela editora Tinta-da-China Brasil. A obra tem prefácio assinado por Sueli Carneiro e apresenta as motivações de Neca em priorizar o trabalho social e a filantropia em relação a uma carreira empresarial ou a outras escolhas mais previsíveis. 

 Ao recuperar o contexto político desde a sua formação em ciências sociais, que coincide com a redemocratização do país, até os dias de hoje, com o amadurecimento do debate público na sociedade brasileira, o livro tem como proposta ser uma fonte de inspiração e também um roteiro para aqueles que atuam ou desejam atuar em projetos sociais.

Pioneira do terceiro setor, Neca Setubal ajudou a fundar, desde os anos 1980, instituições e projetos sociais dedicados à melhoria dos indicadores de educação, sustentabilidade e desenvolvimento. Nos anos 1990, esse trabalho ganhou dimensão internacional, quando assumiu um posto no escritório latino-americano do Unicef, na Colômbia. Nos anos 2000, Neca tomou a decisão de atuar por meio de uma fundação própria, inspirada no legado de ação social que recebeu de sua mãe.

Na década de 2010, Neca embarcou no universo político e acompanhou Marina Silva em duas eleições à Presidência da República, além de ter contribuído para a criação da Rede Sustentabilidade. Na campanha de 2014, Marina se tornou candidata após a morte trágica do pernambucano Eduardo Campos e, na ocasião, foi alvo preferencial dos marqueteiros de Dilma Rousseff. Esses momentos são narrados por Neca pela primeira vez em suas memórias. Com o ciclo da política partidária encerrado, a socióloga hoje atua à frente da Fundação Tide Setubal, criada em 2005, e está presente em conselhos das mais diferentes organizações públicas e privadas. 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe