O modelo baiano Matheus Hava, de 27 anos, foi selecionado para estrelar a nova campanha mundial da Versace, em homenagem à comunidade LGBTQIAPN+. O jovem de Feira de Santana postou nas redes sociais alguns registros da ‘VERSACE + ELTON JOHN AIDS FOUNDATION FOR PRIDE 2024’, com parte do lucro destinado à Elton John AIDS Foundation.
Revelado na moda em 2021, o feirense trabalhava com a mãe desde criança, vendendo acarajés nas ruas de sua cidade natal. Aos 20 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde, buscando aumentar a renda da família, passou a vender sacolés, bolos e salgados.
“Era um trabalho puxado, mas que me enche de orgulho. Sempre enfrentei o que fosse preciso para poder evoluir e buscar um futuro melhor”, reflete.
Hoje, o baiano, que fez curso de barbeiro, dreadmaker, confeiteiro e já trabalhou como panfleteiro e atendente de caixa, coleciona trabalhos para grifes de prestígio como Armani, Missoni, Lacoste e Calvin Klein, e para marcas como a montadora Mercedes-Benz. Nas páginas de revistas, já brilhou em editoriais para a Marie Claire Hong Kong, L’Officiel Tailândia, The Perfect Man e Man In Town, para citar algumas.
“Trabalho como modelo no mercado internacional e tudo o que fiz me ajudou a chegar até aqui, a me tornar quem sou e a lutar para conquistar os meus maiores sonhos”, reflete o jovem, que, atualmente, vive na Europa, baseado no Reino Unido, após já ter trabalhado em países como Alemanha, Itália, Áustria, Hungria e Polônia.
Sobre a representatividade da nova campanha da Versace, Matheus celebra sua importância.
“Foi uma longa jornada de luta contra preconceito, aceitação e entendimento de quem eu sou, até conseguir realmente me aceitar como homem gay, mesmo após já ter aberto isso para família e amigos, aos 18 anos de idade. Hoje, poder fazer parte de uma causa tão linda e necessária faz meu coração transbordar. Estou extremamente feliz por ter tido essa oportunidade. É a realização de um sonho fazer parte desta campanha, não só pelo fato da Versace ser uma marca para qual sempre sonhei trabalhar, mas pela causa incrível que a campanha carrega”, celebra o baiano, que também tem sonhos fora das passarelas.
Sonho na dramaturgia
Paralelamente à moda, o baiano vem se dedicando a um curso de interpretação na IDSA – Identity School Of Acting, em Londres.
“Foi uma paixão que surgiu após ver um musical pela primeira vez, quando eu tinha 25 anos de idade. Foi quando pisei em um teatro pela primeira vez. Não era parte da minha realidade. Eu nunca vou esquecer aquela experiência, foi surreal e inesquecível. Naquele dia mais uma chama nasceu dentro de mim, pela dramaturgia”, relembra o jovem.
Recentemente, ele gravou um curta-metragem sobre Michelangelo, em Viena, que será lançado em breve, mais uma das conquistas celebradas com todo entusiasmo.
“Tenho muito ainda para alçar, mas valorizo todas as conquistas, por menor que pareçam. Para mim, são grandiosas”, enfatiza. Estamos de olho e na torcida!