Veja dicas: Com festejo tradicional e opções diversas de lazer,  Lençóis é refúgio para quem quer fugir dos grandes eventos no São João

Veja dicas: Com festejo tradicional e opções diversas de lazer,  Lençóis é refúgio para quem quer fugir dos grandes eventos no São João

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Brenda Alves

Publicado em 10/06/2024 às 15:10 / Leia em 4 minutos

O feriado junino está chegando e nessas primeiras semanas de junho todos começam a pensar em pra onde ir e o que fazer. Não faltam cidades repletas de grandes shows por toda Bahia. Salvador vai contar com uma grade musical (com shows gratuitos no Parque de Exposição) que agrada a todos os forrozeiros de plantão. Mas para aqueles que preferem um lugar mais tranquilo para passar o São João, a dica do Alô Alô Bahia de hoje é se jogar nos prazeres de Lençóis, na Chapada Diamantina.

Conhecido como o coração da Chapada Diamantina, Lençóis é um município turístico mundialmente famoso e efervescente durante todo o ano. O local que fica a 420 quilômetros de Salvador, terá um São João com bandas típicas e um clima especial pra quem gosta de unir cultura, boa gastronomia e contato com a natureza sem fugir das tradições juninas. 

Na programação das bandas que vão tocar gratuitamente, entre os dias 20 e 23 de junho, estão os forrozeiros Elisson Castro, Flávio Leandro, Santana, Forrózão do Capitão, Xinela de Couro, Arraiá da Kel, Canários do Reino, Elison Moura, Raimundinho do Acordeon, Mestrinho, Trio Grannah e Seu Luiz.

Aproveitando a estadia na cidade é possível conhecer o Parque da Muritiba, que conta com piscinas naturais do Serrano, a Cachoeirinha, a Cachoeira da Primavera, o Poço Halley, o Salão de Areias Coloridas e os mirantes. Ainda em Lençóis, há a opção da escorregadeira natural do Ribeirão do Meio, a cachoeira do Poço do Diabo e a Cachoeira do Sossego. Outra possibilidade de diversão é o roteiro Marimbus e Roncador, em que o visitante parte da comunidade quilombola do Remanso em um passeio de barco pelo pantanal da Chapada, o Marimbus,  em direção a um delicioso banho no rio Roncador, o acesso também pode ser feito à cavalo, quadriciclo ou bicicleta, pela Estrada do Garimpo.

Parque Municipal da Muritiba em Lençóis

Pantanal de Marimbus em Lençóis. Lugar ideal para passeios de barco

Também é em Lençóis que está o Complexo Arqueológico Serra das Paridas, o maior sítio arqueológico preparado para receber visitantes na Bahia, e onde podem ser fotografadas inúmeras pinturas rupestres com cerca de 8 mil anos. Bem próximo está a Cachoeira do Mosquito. Aos que preferem aventura, a travessia pela Gruta do Lapão, Fumaça por baixo, Cachoeira do Mixila e Capivari são ótimas opções para acampamento ou prática de rapel.

Parque Arqueológico Serra das Paridas

Cachoeira do Mixila, Lençóis

Entrando mais a fundo na gastronomia local, o Alô Alô Bahia sugere o Restaurante Cozinha Aberta, com um ambiente que te leva pra dentro da natureza, o restaurante tem a cara da cidade e uma comida muito especial. Tão interessante quanto também é o Restaurante Quilombola que traz uma culinária regional em um cardápio diversificado e saboroso. A trilha gastronômica da Chapada Diamantina, pede pelas sobremesas do Quarar Restrô e Café. Vamos deixar aqui ainda mais opções: Picuá Hamburgueria, Santo Chico Sushi Bar, Sabor da Serra, Bodega Restaurante Pizza Bar, Lampião – culinaria nordestina e Bistrô do Mato.

Para se hospedar, Lençóis conta com mais de 5 mil leitos hoteleiros em 200 diferentes estabelecimentos. São cinco hotéis de alto padrão, além de pousadas, albergues, camping e casas de aluguel. 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe